Cidades

Circuito TecnoAgro terá II ExpoBúfalo e I ExpoLeilão em Macapá

Secretaria de Desenvolvimento Rural confirmou para junho entre os dias 26 e 29 os dois eventos para estimular negócios agropecuários.


Secretaria de Desenvolvimento Rural confirmou para junho entre os dias 26 e 29 os dois eventos para estimular negócios agropecuários.A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) confirmou para o mês de junho entre os dias 26 e 29, a realização da II ExpoBúfalo e I ExpoLeilão, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Os eventos buscam gerar conhecimento, tecnologia, negócios e renda, integrando o circuito da TecnoAgro Amapá, política de Estado para a promoção de negócios no setor primário

O secretário de Estado do Desenvolvimento rural, Daniel Montagner, adiantou que as duas exposições agropecuárias devem reunir num só espaço, pecuaristas e empresários do ramo de dentro e fora do Amapá. E que os eventos irão integrar negócios agropecuários, com leilões de bovinos, bubalinos, de animais multi raças, de lotes de pirarucu e de outras espécies de peixes. A SDR prevê um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, contando com outras parcerias que estão sendo articuladas.

“Será uma feira de inovação tecnológica e negócios agropecuários, onde iremos ofertar oficinas de derivados lácteos, palestras e cursos na área de inseminação artificial e de vacinação animal, de degustação de produtos da agroindústria local e feira de artesanato. Ou seja, um evento que vai envolver agricultores, pecuaristas, empresários do setor, estudantes e a sociedade como um todo”, destacou Montagner.

O titular da SDR também disse que, como como se trata de um evento amplo que envolve o transporte de animais, o leilão será realizado por uma equipe profissional de uma empresa especializada.

A ExpoBúfalo é um evento que visa mostrar a potencialidade e a importância da criação do búfalo para a economia do Amapá, sendo esta a segunda maior do país. Já a ExpoLeilão, tem como objetivo, atrair produtores de fora do Estado e que possuam um rebanho com genética superior, visando agregar isso ao rebanho amapaense, principalmente ao bubalino, tendo em vista seu grande potencial. E colocar essa genética em evidência, à disposição dos pecuaristas interessados em melhorar a qualidade de seus animais.

Haverá, ainda, leilões de lotes de pescados, como pirarucu, para fomentar a piscicultura local. “A vocação do Estado para a produção de pescado é muito grande. Além disso, o Amapá tem grande potencial para a produção de carne e leite e é isso que buscamos estimular ao realizar um evento dessa magnitude”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Rural.

A SDR deve divulgar nos próximos dias o cronograma de atividades que irão integrar a II ExpoBúfalo e I ExpoLeilão.


Deixe seu comentário


Publicidade