Cidades

Cirurgião oncológico alerta para aumento de casos de câncer durante a pandemia

Dr. Roberto Marcel vai ao rádio e diz que pela falta de continuidade dos tratamentos, aumentou em 40% o número de cirurgias por câncer de útero.


Cleber Barbosa
Da Redação

 

Além do Dia Internacional das Mulheres, o mês temático “Março Lilás” é dedicado ao combate ao câncer do colo do útero, daí o programa Café com Notícia, da rádio Diário FM (90,9) ter ouvido nesta quarta-feira (10) o médico Roberto Marcel, cirurgião oncológico dos mais atuantes do Amapá, ocasião em que fez alertas importantes de uma das doenças que mais gera óbitos entre as mulheres do Amapá.

 

Falando aos jornalistas do programa radiofônico, ele falou sobre a incidência da doença entre mães, filhas, tias, avós.

 

“Perdemos mais de 6 mil mulheres anualmente por conta do câncer de colo uterino. E na pandemia, muitas mulheres, mesmo com queixas, deixaram de fazer essa busca pelo tratamento, e isso gerou um aumento de 40% nas cirurgias oncológicas para este tipo de câncer”, disse o Dr. Roberto Marcel.

 

Para o especialista, embora o recrudecimento da pandemia do Covid-19 esteja impondo limitações para as programações previstas para o debate do mês temático, toda e qualquer iniciativa será envidada para garantir ainda mais difusão de conhecimento e informações a respeito da doença, suas implicações e principalmente meios de prevenção e diagnóstico precoce.

 

“Esse é um indicador da saúde pública, porque o câncer de colo uterino pode ter 100% em diagnósticos pré-malignos, mas infelizmente o sistema de saúde não está preparado para atender isso. O melhor a fazer é manter o exame PCCU regulamente”, diz o cirurgião oncológico.

 

A doença

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

 

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.


Deixe seu comentário


Publicidade