Cidades

Clécio diz que reabertura do comércio é ‘balão de ensaio’ para outras medidas do ‘novo normal’

Prefeito da capital diz que reabertura gradual do comércio é um teste condicionado ao controle das estatísticas da pandemia. Se houver regressão dos números, medidas restritivas serão retomadas. Ele foi ao rádio alertar para a importância de a população ajudar no controle da doença para medidas restritivas não serem retomadas em Macapá.


Cleber Barbosa
Da Redação

 

O prefeito de Macapá, Clécio Luís (REDE), disse durante entrevista na manhã desta terça-feira (16) ao programa radiofônico LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM), que a reabertura gradual do comércio na capital é um ‘balão de ensaio’ para o ‘novo normal’, condicionado à observação diária das taxas de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), em tendência de queda atualmente.

 

O gestor foi enfático em afirmar que, caso os números sofram alterações negativas com a reabertura, as medidas restritivas atuais retornarão, inclusive, com mais rigor, se for necessário.

 

“Uma pandemia na proporção que estamos enfrentando deve ser monitorada a todo instante. Os números começam a cair, mas não significa que ela passou, que devamos baixar a guarda, ao contrário, devemos aproveitar esse momento para reforçarmos todas as medidas de segurança, de controle, aumentar atendimento, a testagem, fazer tudo que é preciso e possível para evitarmos uma segunda onda [epidemiológica]”, disse o prefeito.

 

Em linhas gerais, Clécio explicou que as atividades classificadas pelas autoridades sanitárias com a bandeira amarela, que representam os empreendimentos de gêneros essenciais como: alimentos, farmácias, combustíveis e outros, seguem funcionando normalmente.

 

A novidade são os empreendimentos classificados com a bandeira laranja, um leque de muitos setores e segmentos comerciais como: lojas de material de construção, eletroeletrônicos, clínicas e consultórios médicos, de estética e até salões de beleza.

 

Mas, a regra é que devam disponibilizar formas alternativas de atendimento ao público, como os famosos delivery, drive-thru, expresso, e, em alguns casos específicos, atendimento presencial, mas com todos os cuidados e medidas de proteção, como uso de EPI, disponibilização de lavabo com sabão e o habitual álcool em gel.

 

Algumas lojas que funcionam em shoppings podem retomar seu funcionamento, com os conjuntos comerciais ainda fechados, podendo organizar sistemas de entregas nos estacionamentos.

 

Por fim, o prefeito disse que as opiniões de maneira geral ainda são divergentes e heterogêneas no seio da sociedade, mas que todas as medidas adotadas pelo poder público são detidamente estudadas e com base em norteadores técnicos.

 

“Nós não tomamos nenhuma decisão levados ou por pressão ou opinião, até porque opinião e ideia têm pra todo gosto, então, a minha decisão tem que ser centrada em informação científica, técnica. Temos um comitê técnico formado por médicos epidemiologistas, infectologistas, estatísticos, engenheiros, enfim, técnicos que nos dão esse balizamento”, disse Clécio Luís.


Deixe seu comentário


Publicidade