Cidades

Clécio entrega títulos de posse para 200 famílias do Laurindo Banha

Prefeito resgata dívida de 25 anos e concretiza sonho de moradores.


A manhã dese sábado, 8, certamente foi uma das mais felizes para duzentas famílias do conjunto Laurindo Banha, que receberam do prefeito Clécio Luís o título definitivo de posse de suas propriedades. Há 23 anos a Empresa Municipal de Desenvolvimento e Urbanização (Emdesur) financiou 791 imóveis em vários bairros de Macapá, entre eles os conjuntos habitacionais Laurindo Banha, Embrapa, Vitória e algumas unidades isoladas. Os beneficiários pagaram as parcelas dos imóveis, porém não tinham garantia de posse, pois durante anos as gestões anteriores não repassavam as parcelas à Caixa Econômica Federal.

Acompanhado do vereador Eddy Clay, do deputado estadual Paulo Lemos, do presidente do Sindicato de Construtores do Amapá, Glauco Cei, diretora-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento e Urbanização, Dra. Taísa Mendonça e técnicos da prefeitura, Clécio Luís parabenizou a equipe da Emdesur pelo empenho e explicou aos moradores todo o processo e o que foi feito para que o imbróglio provocado por administrações passadas fosse solucionado.

“A falta de compromisso de gestões anteriores gerou uma extensa dívida para a Prefeitura de Macapá. Em junho de 2014, os contratos venceram e os mutuários descobriram que não podiam pegar a carta de quitação dos imóveis, devido às dívidas com a Caixa. Depois de muito trabalho, a prefeitura, por meio da Emdesur, celebrou um acordo com a Caixa Econômica e colocou fim a pendência que envolvia a regularização de cerca dos 791 imóveis na capital. Estamos garantindo um direito de quem comprou um bem que é tão importante para a vida de qualquer cidadão, que é a sua casa”, destacou o prefeito de Macapá.

A diretora-presidente Dra. Taísa Mendonça destacou que a celebração de acordo foi vantajosa para o Município, que voltou a atuar em parceria com a Caixa em projetos sociais do Governo Federal, como o Programa Minha Casa, Minha Vida, e para as famílias que tiveram os títulos de seus imóveis liberados. Ela afirmou ainda que isso se deve ao compromisso da atual gestão em assumir um problema deixado por administrações anteriores. “A prefeitura honrou o compromisso com a Caixa e está mostrando que é gestão séria e comprometida com o direito do munícipe”.

Rosa de Fátima dos Santos foi uma dos 200 munícipes que receberam o documento de baixa da hipoteca do seu imóvel. A servidora pública agora tem o título definitivo da casa onde reside há mais de 20 anos no conjunto Laurindo Banha. “A partir de hoje eu sou proprietária da minha casa de fato e de direito”, comemorou a técnica em contabilidade.

Para o deputado estadual Paulo Lemos, esse é um momento de reconhecer a responsabilidade técnica da gestão que solucionou um problema que se arrastava há anos e que muitos acreditam ser insuperável: “Acompanhei todo o processo e as dificuldades para superá-lo. A prefeitura está de parabéns por proporcionar a garantia de bem-estar a esses moradores”, disse o parlamentar.

O presidente do Sindicato de Construtores do Amapá, Glauco Cei, reconheceu a preocupação da prefeitura em regularizar a situação definitivamente e mudar a vida dos moradores. Mudança que será sentida pelo aposentado José Domingos dos Santos, que fez questão de receber o título pessoalmente. Aos 73 anos, o morador agora tem mais motivos para viver com tranqüilidade: “Quitei o meu imóvel há oito anos e aguardava com muita esperança o título definitivo. Parabéns ao prefeito Clécio pela iniciativa”.

A servidora Osimar Castro também não escondeu a felicidade ao receber o documento de baixa de hipoteca do imóvel: “Vivenciei todos os problemas enfrentados pela Emdesur quando foi administrada por maus gestores. Hoje realizamos um verdadeiro sonho”.


Deixe seu comentário


Publicidade