Cidades

Clécio Luís dá posse aos novos conselheiros municipais de saúd

Colegiado é composto por 16 membros



 

O prefeito Clécio Luís empossou deu posse aos titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Os 16 conselheiros terão mandato de dois anos, sendo que 25% são do segmento usuário; 25% de gestor e 50% Prestador do Serviço Único de Saúde (SUS). A solenidade contou com a presença dos vereadores Telma Nery, Eddy Clay, Nelson Souza e João Henrique, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara.

O CMS é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo e normativo que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da Política de Saúde no município de Macapá, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Segundo a representante da categoria, Nádia Costa, ainda há muito que avançar no sentido das políticas públicas, e nesse caso cabe a todos os segmentos do conselho contribuir para avançar nesse sentido.

“Agora, temos que nos despir do individualismo e pensar no coletivo, pois só assim poderemos avançar no sentido de enfrentar os desafios que estão por vir. Devemos exercer efetivamente esse papel de controle social até o fim do mandato”, discursou Nádia.

Cabe ao conselho acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços prestados à população pelos órgãos e entidades públicas e privadas integrantes do SUS no município, com participação de profissionais da área de acordo com suas especificidades. Por isso, a prefeitura teve o cuidado de empossar os novos conselheiros antes da Conferência Municipal de Saúde, que ocorreu nesta quinta-feira, 09.

O prefeito Clécio destacou que, mesmo com alguns imprevistos, a intenção foi sempre dar posse aos conselheiros antes da Conferência Municipal. “Queremos todos os membros participando ativamente como conselheiro, para exercer a função em sua essência, que é de fiscalizar. Muitos estão pela segunda vez como membro, logo já tem uma experiência e tradição na participação de colegiado de controle social. E na saúde eu não tenho dúvidas que esse conselho é um dos que têm maior relevância, pois sei que temos vários conselhos em diversas áreas públicas, mas os da saúde são os mais atuantes”.


Deixe seu comentário


Publicidade