Cidades

Clécio Luís participa da aula inaugural do Projeto Japiim, no

Alunos da Escola Municipal Maestro Miguel terão aulas de inglês, francês e espanhol, e produção textual



 

O prefeito Clécio Luís participou, nesse sábado, 18, da aula inaugural do Projeto Japiim, na Escola Municipal Maestro Miguel, localizada na Rua Quintino Justo de Almeida, no Bairro Perpétuo Socorro. O projeto ofertará para 200 alunos, entre 9 e 13 anos, oficinas gratuitas de inglês, francês, espanhol e produção textual. A apresentação foi feita pela coordenação da Divisão de Recursos Didáticos da Semed, que exibiu filme e contou com a participação da equipe do Proler, numa encenação teatral, para acentuar a importância do projeto e da responsabilidade dos pais no envolvimento das crianças.

“É a abertura de um novo universo a essas crianças, onde elas conhecerão outra língua, outra cultura, mas sem perder a referência de que nosso chão é a Amazônia. Por isso a escolha do nome, Japiim, que é um pássaro amazônico que canta os sons da floresta e reverbera a língua de outros pássaros também. Por isso, é importante o acompanhamento dos pais nas atividades dos seus filhos, acompanhá-los, incentivá-los e de não os deixarem faltar às aulas”, explica Vera Ferreira, chefe da Divisão de Recursos Didáticos da Semed, setor que coordena o Japiim.

Para David Lino, pai de Ana Cristina, 9 anos, aluna do 4º ano na Maestro Miguel, iniciativas com este formato fazem o diferencial na vida escolar e educativa das crianças. “Aulas de idioma só conhecia os cursos pagos, e são muito caros. No Japiim, além de poder dar a minha filha o que nunca pude fazer, por falta de dinheiro mesmo, nos dá a certeza de que estamos trabalhando o presente para que a realidade dela seja diferente da minha”.

Ana frequentará os cursos de francês e de produção textual, e já está ansiosa. “Na nossa aula normal não temos inglês, nem outra língua, por isso é importante esses cursos. Quando eu começar a ver em sala de aula, já terei uma melhor noção, e o português é minha matéria preferida, gosto de escrever”.

Serão nove meses de curso, e ao final das oficinas o aprendizado será apresentado em forma de música na Cantata Natalina da Prefeitura de Macapá, em dezembro, nos três idiomas. Suzane Vilhena, filha da Silvana, personagem que inicia este texto, quer aprender. “Minha família não é rica, mas minha mãe sempre me incentiva em tudo o que quero pra mim. Gosto de teatro, de dança, de cantar, e quero que as oficinas comecem logo. De manhã venho para as aulas normais, e a tarde para o curso”.

O Projeto Japiim será desenvolvido também na escola Maria José Ferreira, no bairro Aturiá, sempre no contraturno das aulas das crianças. Desde sua criação, há sete anos, o Japiim oportunizou as oficinas para mais de dois mil alunos.


Deixe seu comentário


Publicidade