Cidades

Clécio participa de debate sobre navegação na região da Barra Norte do rio Amazonas

Clécio Luís enfatizou que é uma grande oportunidade para o Amapá o investimento que está sendo feito


O prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou nesta terça-feira, 23, da abertura do seminário sobre os aspectos gerais da navegação em lama fluida e sua aplicabilidade no arco lamoso da região da barra norte do rio Amazonas. O evento ocorreu no Sebrae e é uma realização da Marinha do Brasil, que contou com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, senador Randolfe Rodrigues e do comandante da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior.

O seminário tratou do calado ou limitação de profundidade que um navio pode navegar e tem como propósito o aprofundamento de conhecimentos, visando a otimização da navegabilidade na região de Macapá, por meio de apresentações e debates com representantes da autoridade e comunidade marítima e da academia, abrangendo temas relativos ao aumento de calado com o aproveitamento do regime de marés; estudos maregráficos; levantamento hidrográficos; praticagem e utilização do fundo náutico; aspectos e estudos realizados sobre o Arco Lamoso; e o emprego de simuladores para verificação de navegação em lama fluida, dentre outros.

Almirante Ilques Barbosa falou sobre o investimento que a instituição já fez neste projeto na barra norte do rio Amazonas. “Em um encontro que tivemos em Brasília, o senador Davi solicitou que pensássemos em algo para que pudéssemos trazer a expertise de vários setores da nossa marinha, nossas atividades mercantis, e falo, sem sombra de dúvida, que a origem de todo esse seminário começou no Congresso, junto ao senador Davi. Já investimos cerca de R$ 10,5 milhões neste projeto. Continuaremos juntos para que esse projeto de desenvolva”, explicou.

Senador Davi disse estar realizando um sonho e que a Marinha deu um start para que esse projeto fosse possível. “O comandante Ilques é um defensor dessa pauta. As forças armadas é uma instituição forte e minha missão à frente do Senado Federal é falar também e defender as potencialidades do meu Amapá e colocá-lo como rota de prioridade logística. É uma decisão política nossa que veio no momento certo, para o mundo conhecer o potencial gigante do nosso estado”, frisou.

Clécio Luís enfatizou que é uma grande oportunidade para o Amapá o investimento que está sendo feito. “Considero fundamental para a navegação e economia de todo o país, e, principalmente, dos estados cujos portos compreendem o arco norte, onde o Amapá está incluso. Montar estratégias que melhorem o escoamento de produtos desta região, com potencial logístico portuário, são primordiais para melhorar nossa economia. O fenômeno da lama fluida será estudado e irá contribuir para o aumento do calado dos navios que navegam na região. Por essa nova possibilidade, todos estão de parabéns”, discorreu.


Deixe seu comentário


Publicidade