Cidades

Codevasf entrega mais de dois mil equipamentos para impulsionar setor produtivo do Amapá

Prefeituras e associações de municípios foram contempladas com tratores, kits de produção, caminhões, motores e maquinário pesado conseguidos com recursos de emendas do senador Davi Alcolumbre e deputado Dorinaldo Malafaia, além de verbas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional


 

Nesta sexta-feira, 27, mais de dois mil itens foram destinados a prefeituras e associações de produtores rurais, com foco no desenvolvimento da agricultura, pecuária, pesca e fruticultura. A iniciativa reuniu esforços de emenda do senador Davi Alcolumbre, do ministro da integração e do desenvolvimento regional, Waldez Góes, e do deputado federal Dorinaldo Malafaia, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

 

A entrega ocorreu de forma descentralizada, no conhecido trevo que faz fronteira entre os municípios de Santana e Mazagão, com destino imediato para os municípios e comunidades beneficiadas. Foram contempladas as prefeituras de Cutias do Araguari, Serra do Navio, Mazagão, Oiapoque e Tartarugalzinho, além de associações como a do Igarapé das Armas, Pico do Gadelha (no Matapi), Agroextrativistas do Piquiá e Nossa Amazônia.

 

Durante entrevista ao vivo no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90.9), o ministro Waldez Góes enfatizou o caráter transformador da ação. “Estamos entregando tecnologia para o campo. Esses equipamentos significam mais produção, mais dignidade e menos esforço físico desnecessário. É o fim da enxada e do trabalho rudimentar como modelo exclusivo de subsistência. É uma política pública que dialoga com sustentabilidade, produtividade e geração de renda”, afirmou.

 

 

Entre os itens entregues estão caminhões basculantes, caminhonetes, vans, motoniveladoras, pás carregadeiras, microtratores, patrulhas agrícolas, motores de popa, kits de irrigação, de mandiocultura e de pecuária leiteira. O ministro também destacou o trabalho conjunto entre União, estado e municípios, além do papel fundamental das associações organizadas.

 

“O poder público não consegue fazer tudo sozinho. Quando a comunidade se organiza, cria uma associação ou cooperativa sólida, com boa diretoria e gestão, as portas se abrem para políticas públicas como essa. Hoje temos associações recebendo a mesma quantidade de equipamentos que as prefeituras”, disse o ministro.

 

Segundo Waldez, os recursos para a entrega são fruto de emendas parlamentares do senador Davi Alcolumbre, do deputado federal Dorinaldo Malafaia e do próprio Ministério da Integração. “A Codevasf chegou ao Amapá por uma articulação do senador Davi, e agora conseguimos ampliar a atuação com recursos estruturantes. Hoje estamos colhendo esses frutos”, destacou Dorinaldo.

 

O prefeito de Mazagão, Chico Nó, participou da cerimônia e reforçou a importância dos equipamentos para o escoamento da produção rural: “Com esse maquinário, vamos melhorar a vida do produtor rural e a logística de comercialização. É um investimento que fortalece o setor primário e garante alimento para quem está na cidade”.

 

 

Além da entrega de equipamentos, o ministro anunciou a construção de duas biofábricas que servirão para todo Amapá, na transferência de tecnologia: uma em Tartarugalzinho, voltada à piscicultura e pescado, com produção de alevinos e repovoamento de peixes; e outra em Porto Grande, voltada à fruticultura, sementes e mandiocultura, em parceria com o Instituto Federal do Amapá (Ifap).

 

“A biofábrica é uma área de produção de tecnologia, de sementes, mudas e conhecimento. Vamos combater pragas como a vassoura de bruxa da mandioca com tecnologia resistente produzida aqui mesmo no Amapá. Com isso, não é necessário derrubar mais nenhuma árvore: o que foi desmatado e está improdutivo, agora vai ser revitalizado com produtividade sustentável”, finalizou Waldez Góes.

 


Deixe seu comentário


Publicidade