Cidades

Com 1º Festival da Juventude, governo do estado oportuniza espaços para a classe jovem

Ato governamental, puxado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, cuja titular é Aline Gurgel, tomou a Praça da Bandeira com pontos de alimentação, feira de empreendedorismo, esporte, cultura e serviços de assistência social.


O 1º Festival da Juventude do Governo do Estado do Amapá (GEA), realizado nessa quinta-feira, 17, na Praça da Bandeira, garantiu oportunidade de renda para mais de 50 empreendedores que participaram da programação cultural e esportiva, na quinta-feira, 17, na Praça da Bandeira, em Macapá, tendo a secretária de assistência social, Aline Gurgel, como coordenadora.

A CEAS montou a estrutura da Feira do Empreendedor e Praça de Alimentação com 20 barracas, onde foi possível encontrar comidas típicas, doces e artesanatos.  A vendedora Dias Elisabeth conta que investiu R$ 2 mil no preparo dos alimentos, como vatapá e lasanha e, ao fim da programação, celebrou o retorno das vendas.

A titular da secretaria de Assistência Social  do estado, secretária Aline Gurgel, considerou o evento “o cenário de um momento histórico”, e completou: “Esse é um momento único de poder acessar benefícios de cidadania, balcão de oportunidades de emprego para a juventude, qualificação, empreendedores jovens, tudo aqui no Centro de Macapá. São políticas públicas de inclusão, para que a nossa juventude possa trilhar o caminho do sucesso”.

 

Johanna Queiroz foi uma empreendedora que comemorou as boas vendas. Para preparar brigadeiros, pipoca doce e salgada, biscoitos amanteigados e brownie, ela investiu R$ 500 e teve seu retorno garantido. Johanna começou a vender doces quando ainda era estudante e com esse trabalho pagou parte dos gastos com os estudos.

“Os nossos produtos têm uma boa aceitação por onde passam. Com essa oportunidade, eu também posso mostrar aos jovens que é possível começar a empreender. Basta dar o primeiro passo”, explicou.

O governo do Amapá incentiva o empreendedorismo em eventos que atraem grandes públicos, como o Festival da Juventude, o Arraiá do Povo e o Ciclo do Marabaixo. Além disso, o estado mantém o programa Minha Primeira Empresa, que financia a geração de novos negócios para universitários, beneficiários de programas sociais e empreendedores dos setores de comércio, serviços e indústrias.

 

Passe Livre Estudantil

O 1º Festival da Juventude também, além de outros frentes, reuniu não só o empreendedorismo, como também esporte, cultura e serviços de assistência social. Durante a programação, por exemplo, houve a retomada dos cadastros do Passe Livre Estudantil, que aumentou em 50% o número de vagas, e o lançamento do programa Jovem Descolado.

Um dos jovens que buscaram os serviços oferecidos foi Marcos Rodrigo da Rocha, de 28 anos, estudante do curso técnico de auxiliar de veterinário que para ir e voltar da instituição de ensino, utiliza o ônibus como transporte. Ele já foi beneficiário do Passe Livre Estudantil e aproveitou a oportunidade para voltar para o programa fazendo o recadastro.

 

“Eu já tinha sido contemplado, mas não fiz mais o recadastramento. Agora voltei porque é um benefício que me ajuda bastante financeiramente e dá uma folga nos custos do que preciso pagar no dia a dia nesse momento que estou em busca de uma qualificação”, descreveu Marcos. Cumprindo agenda em Brasília, no Distrito Federal, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do festival por vídeo, anunciando mais investimentos para dar oportunidades e estimular os jovens a buscarem um futuro melhor.

 

“Esse ano a gente ampliou em 50% o número de passes livres. Também temos uma série de serviços oferecidos neste que é o Festival da Juventude. Vem aí muitas novidades: vai ter o novo Amapá Jovem, o Jovem Habilitado, o Jovem Descolado, e outros programas, porque juntos nós queremos construir um horizonte onde a juventude participe, do Centro à periferia, do quilombo às regiões ribeirinhas. Queremos a juventude no protagonismo da nossa história”, afirmou o governador Clécio Luís.

 

Com o tema ‘Celebrando o Passado e Consolidando o Futuro’, a programação homenageou os 80 de criação do ex-Território Federal do Amapá e os dez anos do Estatuto da Juventude. O Festival, que contou com artes marciais, grupo de marabaixo, capoeira, break dance, bandas locais e DJs, será levado a outros municípios pelo governo, a partir da Secretaria de Políticas para a Juventude (Sejuv).

 

Na programação houve o lançamento do Programa Jovem Descolado, idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e realizado junto ao governo do Amapá, com o objetivo de ampliar a empregabilidade e o empreendedorismo entre a juventude. O programa vai oferecer para jovens de 18 a 29 anos formação técnica durante 2 meses. As inscrições acontecerão de 28 de agosto a 1° de setembro, na sede da Sejuv.

 

Coordenado pelo Governo do Amapá, por meio das secretarias e autarquias, o Festival da Juventude contou com parceiros como: Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sebrae, Senai, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Federação Amapaense de Esportes Eletrônicos (Feapee), Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setap), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Conselho Tutelar e Central Única das Favelas (Cufa).

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade