Cidades

Com 4 km2 de mata derrubada, o Amapá tem o segundo menor índic

A Amazônia Legal perdeu 1,7 quilômetro quadrado de floresta



 

De acordo com levantamento feito pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o Amapá registrou desmatamento em quatro quilômetros quadrados de áreas de florestas, entre agosto de 2014 e março de 2015. Os números deixam o estado com o segundo menor índice de desmate, ficando atrás somente de Tocantins, que registrou três quilômetros quadrados. Mato Grosso aparece no topo da lista, com 434. O acumulado em toda a Amazônia Legal chegou a 1.761 quilômetros quadrados, um aumento de 214% de desmatamento em relação ao período anterior.

Não é a primeira vez que o Amapá obtém resultado satisfatório em índices de desmatamento. O último levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou que o estado teve queda de 15% em relação a 2012, com 27 quilômetros quadrados de área desmatada.

Para o ambientalista Almeida Júnior, os saldos positivos no Amapá são resultado da implantação de áreas de conservação no estado. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), 73% do território amapaense é composto por unidades de proteção e terras indígenas, locais onde são proibidas derrubadas de madeiras.

Júnior, no entanto, diz que as regiões preservadas no Amapá refletem diretamente na economia amapaense. “Por um lado é bom ser o estado mais bem preservado, mas por outro, isso mostra que ainda estamos muito atrasados economicamente no setor de desenvolvimento sustentável”, frisou.

O ambientalista acrescentou que além das unidades de conservação, existem outros dois fatores que contribuem para a preservação das áreas florestais do estado. “Temos dificuldade de escoamento da produção, e por último, existe a consciência de manter a floresta intacta”, acrescentou.


Deixe seu comentário


Publicidade