Cidades

Com 4 novos casos confirmados sobe para 8 o número de doentes por Covid-19 no Amapá

Coordenador da Vigilância em Saúde diz no rádio que no fim de semana dobraram os casos confirmados no estado e pede mais rigor ao isolamento social


Cleber Barbosa

Da Redação

 

O superintendente estadual da Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, falou ao programa LuizMeloEntrevista desta segunda-feira (30), na Rádio Diário FM (90,9) sobre a confirmação de quatro novos caso de pacientes acometidos pelo Covid-19 no Amapá. Com isso, o estado totaliza oito casos confirmados, algo até certo ponto esperado, com a maior celeridade ao processo de diagnóstico laboratorial e da demanda reprimida inicial.

Dos quatro novos casos, um veio da iniciativa privada, que foi um médico acometido da doença, e o restante oriundo de laudos emitidos pelo Instituto Evandro Chagas.

Malafaia disse que todos os novos casos estão sendo devidamente acompanhados pela Prefeitura de Macapá e a própria CVS. “São pacientes que estão em isolamento domiciliar, pois não apresentam os sintomas mais severos da doença, aliás é importante salientar que não temos nenhum paciente agravado nessa perspectiva do novo Coronavírus”, destacou.

Questionado pela equipe do programa se a busca por exames particulares para diagnosticar o Covid-19 pode levar à subnotificação, o coordenador da Vigilância disse ser uma preocupação das autoridades em saúde, tanto que a CVS entrou com uma medida para que os hospitais particulares cumpram com a determinação legal, reforçada por uma recomendação do Ministério Público Estadual e várias outras entidades a nível federal, que estabelece a informação de imediato e compulsória de todos os casos suspeitos que dão entrada nos hospitais particulares.

Dorinaldo Malafaia disse que a notificação de que o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador João Guilherme Lages, foi feita logo depois de maneira oficial pelo próprio Judiciário.

 

Controle
Ainda segunda declarações do coordenador, existe uma lógica do ponto de vista epidemiológico para a necessidade dessa notificação imediata. “Nós já temos uma transmissão local no Amapá, pois já tivemos a transmissão por casos importados, que foi até o caso número 2, depois do número 3 em diante foi de transmissão local, que significa que não veio de fora, mas um caso interno transmitido por uma terceira pessoa. Então se as unidades de saúde não comunicam de imediato o Centro de Operações em Emergência, nós podemos perder o controle e rapidamente entrar no regime de transmissão comunitária, que é aquela que a gente não sabe mais de onde vem”, explicou.

 

Pico
O representante do estado disse ainda que as proteções dão conta de que os próximos 15 dias são considerados como o período de crescimento maior da curva epidemiológica mundial, com os casos se disseminando localmente, então o esforço é estender ao máximo que se chegue ao estágio de transmissão comunitária, mesmo considerando ser uma possibilidade inevitável.

 

Testes
Na próxima terça-feira, chegam ao Amapá os lotes dos chamados testes rápidos, que permitem uma detecção em 15 minutos de casos suspeitos do Covid-19, o que vai permitir um planejamento mais adequado. Com isso também, Malafaia diz ser importante o cumprimento ainda mais rigoroso do isolamento social.


Deixe seu comentário


Publicidade