Cidades

Com aulas online, Central do Enem inicia preparação de alunos da rede estadual

Programa é desenvolvido pelo Estado para que os jovens possam se preparar para o exame mesmo com suspensão das aulas devido à pandemia.


A Central do Enem adotou novas ferramentas para garantir a preparação dos alunos mesmo diante da pandemia de covid-19

O Governo do Amapá iniciou nesta quarta-feira, 12, o novo formato do programa Central do Enem, que prepara os alunos da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a suspensão das aulas devido à pandemia, as aulas, agora, são transmitidas por meio de uma plataforma digital onde professores compartilham e ensinam conteúdos sobre cada área de conhecimento cobradas na prova.

Neste primeiro momento, mil alunos se inscreveram no programa, contudo, a Secretaria de Estado de Educação (Seed) anunciou a abertura de mais 200 vagas na próxima quinta-feira, 13.

Como funciona?

Para facilitar o acesso do aluno na plataforma, o ambiente digital é dividido em salas virtuais que receberam o nome de cada uma das escolas que seriam polos presenciais. Neste link https://enem.nte.ap.gov.br/, o estudante terá acesso aos horários e conteúdos do programa.

Cada polo está abordando a redação cobrada no Enem e as quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

A coordenadora da Central do Enem, Arnanda Oliveira, acredita este novo formato atende aos estudantes com o melhor oferecido pelo programa.

“Essa preparação está muito ligada ao nosso estudante, a possibilidade de chegarmos ao maior número deles, oportunizando reflexões, leituras, dicas e estratégias para fazerem uma boa prova e consequentemente obterem uma boa nota”, contou Arnanda Oliveira.

Em 2019, o programa ofereceu aproximadamente 3 mil vagas presenciais para estudantes da rede estadual concluintes do ensino médio. As aulas presenciais ocorreram no contra-turno escolar, em Macapá, Mazagão, Santana, Tartarugalzinho e Laranjal do Jari.

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, novas ferramentas foram adotadas para não deixar que os estudantes ficassem sem preparação. Segundo a coordenadora, lidar com a grande quantidade de ferramentas digitais para transmitir esse conhecimento é o principal desafio.

“Todos nós tivemos que nos reinventar, ampliar os estudos, a forma de pensar, a empatia e a conciliação do trabalho com a rotina de casa. Para as equipes docentes, ultrapassar esses desafios e fazer chegar ao estudante uma possibilidade, é uma grande vitória”, finalizou Arnanda.

Podem participar do projeto estudantes do 3º ano do ensino médio e da 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (Ensino Médio/EJA), regularmente matriculados na rede estadual de ensino.

Para ter acesso, os alunos devem estar matriculados no ano letivo de 2020 e registrados no Sistema Integrado Gestão da Educação (Sigeduc).

Horário das aulas    

Todas as quartas e quintas-feiras as salas virtuais, que comportam até 50 alunos, estarão abertas em horários específicos. Cada uma delas ofertará disciplinas das áreas de conhecimento do Enem. Confira os horários.

  • Polo Augusto dos Anjos: 8h às 10h
  • Polo AVT: 10h às 12h
  • Polo Gabriel Almeida Café: 14h às 16h
  • Polo José Ribamar Pestana: 16h às 18h

Além disso, novas vídeo-aulas estão sendo publicadas no canal da Central do Enem. Clique aqui e confira.


Deixe seu comentário


Publicidade