Cidades

Com baixo estoque, Banco de Leite Humano convoca doadoras no Amapá

Doações estão abaixo do esperado. Voluntárias podem doar presencialmente ou de casa


 

Banco de Leite Humano do Amapá (BLH) convoca doadoras para reforçar o estoque de leite materno. Para atender a demanda de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI neonatal) do Hospital da Mulher Mãe Luzia, são necessários pelo menos cinco litros por dia, contudo, a coleta atual tem alcançado apenas três litros diários.

 

No ano passado, o BLH coletou mais de 1,8 mil litros de leite. Além da coleta, o local é responsável por cadastrar doadoras, armazenar e direcionar o leite materno para as crianças que precisam. Atualmente, são 2.696 mulheres cadastradas como doadoras, mas para atender a alta demanda é necessário que mais mães que amamentam façam doações.

 

“Fechamos o ano de 2023 com a coleta de 1.807 litros de leite, que representa vida e saúde para essas crianças que precisam da doação. Então, reforçamos o pedido para as mães, principalmente aquelas que estão amamentando e têm produção acima da média, que dividam com bebês que precisam”, reforçou a coordenadora do BLH, Darcineyde Dias.

 

Como doar?

Para tornar-se uma doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação, a pessoa interessada pode ir ao BLH, que funciona 24 horas, na esquina da Av. FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central, ou entrar em contato pelo número (96) 98403-2283, que também é WhatsApp.

 

Ao entrar em contato, a mulher realiza um cadastro e recebe orientações sobre a coleta e o armazenamento. Para doar, é necessário estar saudável, ter excedente de produção e condições de congelar o leite retirado.

 

Coleta Domiciliar

O Banco de Leite também oferece a coleta domiciliar, evitando o deslocamento da mulher. Nesses casos, os servidores vão até a casa da doadora para realizar orientações sobre a coleta e armazenamento. É possível solicitar a coleta por meio do número (96) 98403-2283.

 


Deixe seu comentário


Publicidade