Com emenda de Davi, Shopping Popular é entregue como símbolo de reaquecimento econômico
Shopping Popular foi iniciado em 2002, mas obras ficaram estagnadas por anos. Com destinação de emendar parlamentar de R$ 3,9 milhões, do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), projeto foi concluído.

Elden Carlos
Editor-chefe
Considerada como uma das mais importantes obras de impulsionamento da economia macapaense, o Shopping Popular foi entregue aos empreendedores e à população na manhã deste sábado (16), durante cerimônia que contou com a presença de autoridades de todos os Poderes.
O projeto foi idealizado em 2002, passando pelas gestões dos ex-prefeitos João Henrique, Roberto Góes, Clécio Luís, que entregou a obra no final do ano passado com cerca de 80% dos trabalhos concluídos, até a conclusão final, na gestão do prefeito Antônio Furlan.

A construção do shopping só foi possível a partir da destinação de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), no valor de mais de R$ 3,9 milhões, que tornaram possível transformar o sonho em realidade.
“É um sonho sonhado por muitos, e um trabalho erguido a muitas mãos. Essa obra significa o aquecimento da economia em um dos piores momentos que a humanidade atravessa, que é a pandemia. Podemos afirmar que o shopping espelha a pacificação e o respeito às diferenças políticas que cada um de nós temos. Podemos não concordar em tudo, mas precisamos respeitar o pensamento do outro até atingirmos um ponto convergente. E essa obra significa exatamente isso: pacificação e união pelo povo”, disse Davi.

O senador amapaense também reconheceu o papel determinante do juiz federal João Bosco Costa Soares no processo. “Quantas não foram as audiências para destravar o encaminhamento do projeto. O juiz João Bosco nos dá uma aula sobre relação institucional. Ele passou por todas as gestões anteriores a esse processo, sempre apoiando os ex-prefeitos que se comprometeram em tocar as obras, mas que de uma forma ou outra acabaram esbarrando em questões burocráticas. E não foi apenas nesse projeto. Podemos citar a decisão dele, no ano passado, quando garantiu o prosseguimento das obras do residencial Miracema. Então, o magistrado João Bosco é um juiz estadista”, afirmou.
Ao término do discurso, Davi também reconheceu o empenho do ex-prefeito Clécio Luís no tocante à obra. “O Clécio assumiu essa responsabilidade, nos acionou e juntos demos os encaminhamentos necessários. Ele deixou a gestão entregando essa obra com cerca de 80% concluída. Isso é algo que devemos reconhecer. Houve grandeza, também, no gesto do prefeito Furlan, que no início do ano me garantiu que todas as obras deixadas por seu antecessor seriam concluídas. E aqui está a prova desse gesto de homem público de caráter e compromisso. É assim que devemos caminhar na construção de uma sociedade cada vez melhor, juntos, independente de que bandeira política empunhamos”, concluiu.
O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), disse que de imediato a obra impacta a vida dos empreendedores. “Todas as mudanças já realizadas durante esse processo de construção tem impactado de forma positiva a vida desses empreendedores, tomando como exemplo os vendedores de caranguejo. Desde que foram realocados para uma área melhor, as vendas praticamente quadruplicaram. Assim como eles, outros empreendedores, dentro e no entorno do shopping, serão impactados positivamente”, garantiu.
Waldez também reconheceu o papel de Davi em mais uma agenda positiva. “O Davi tem agido com gigantismo em agendas distintas como saúde, sistema elétrico, infraestrutura, enfim. Ele tem se voltado tanto para o Estado quanto para os municípios. Agora mesmo já estamos engajados no projeto de conclusão do píer Santa Inês e do canal da Mendonça Júnior. Se não tivéssemos essa liderança, com braço forte do Davi, estaríamos certamente amargando muitas dificuldades em meio à instabilidade política e econômica que o país atravessa nos últimos anos”, observou o governador amapaense.
Anfitrião da festa, o prefeito Antônio Furlan declarou que a entrega do Shopping Popular é um divisor de águas para o comércio macapaense. “A obra, por si só, já vinha gerando emprego e renda. Agora, com o prédio entregue, vamos alavancar a economia de vez. E esse efeito vai muito além da estrutura física do shopping. Todo o centro comercial ganha. É um marco na retomada do crescimento econômico da capital”, declarou.
Furlan disse ainda que o shopping integra um projeto ainda maior, o Orla Viva, que se estende desde o Igarapé das Mulheres até o Aturiá, no bairro Araxá. São diversas obras, executadas pelo Estado e Município, que se complementam.
“O governador já anunciou essas obras importantes, do canal da Mendonça Júnior e píer Santa Inês. Podemos acrescentar que já temos entendimentos com o senador Davi e o próprio governador Waldez para um grande projeto do trapiche Eliezer Levi. É preciso compromisso e esforço coletivo. Somente assim poderemos ter a tão sonhada Macapá que merecemos”, finalizou.
O Shopping
O local é um incentivo à economia popular e vai receber os trabalhadores da Feira do Caranguejo e do Feirão Popular da rua Antônio Coelho de Carvalho.
O prédio é dividido em dois andares, terá 114 unidades comerciais internas, 20 unidades externas, 2 quiosques institucionais, 2 áreas de serviço e plataforma de acessibilidade. No andar superior estão 7 unidades comerciais, praça de alimentação, 8 banheiros masculinos, 7 femininos e 1 para pessoas com deficiência.
https://www.youtube.com/watch?v=gEtmn-0AXOs
Deixe seu comentário
Publicidade



