Cidades

Com envio reduzido, Semsa faz uso racional e rodízio de algumas vacinas do calendário infantil

A estratégia é uma recomendação estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que passa por problemas no abastecimento das vacinas e ainda não tem previsão de normalizar o envio para os municípios de todo país.


Com envio reduzido das vacinas pentavalente, BCG e DTP, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está estabelecendo uma rotina diária para a administração dos imunobiológicos. As vacinas que estão em situação de desabastecimento fazem parte do calendário infantil de imunização. Por isso, enquanto a situação não é normalizada, é priorizada somente a aplicação de primeiras doses. 

A estratégia é uma recomendação estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que passa por problemas no abastecimento das vacinas e ainda não tem previsão de normalizar o envio para os municípios de todo país. “Em algumas unidades, temos poucas doses e em outras já estamos sem nenhuma. Por isso, estamos priorizando a aplicação nas crianças que nunca receberam a vacina, garantindo assim a proteção dos menores”, explica a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária. 

A administração de forma racional será mantida até que seja confirmada e liberada pela Coordenação do Programa de Imunização a normalização do quantitativo repassado ao Município. No caso da DTP e pentavalente, que são necessárias duas doses, a orientação é que os pais só procurem as unidades a partir de setembro. “O MS já anunciou que em agosto não fará o envio para os municípios. Nossa expectativa é que em setembro recebamos algum quantitativo, por isso estamos aprazando vacinação a partir do mês de setembro”, conclui Cantuária. 

Já a administração da BCG é feita diariamente nas unidades básicas, em forma de rodízio, das 8h às 17h, de acordo com o esquema de vacinação, garantindo assim que todas as UBS’s possam ofertar a vacina à população, tanto na zona norte quanto na zona sul da capital. 

Fique atento aos dias que cada UBS disponibiliza a vacina: 

Segunda-feira: UBS São Pedro (Beirol), Policlínica (Unifap), UBS Cidade Nova e UBS Brasil Novo;

Terça-feira: UBS Rubim Aronovicht (Santa Inês), UBS Lélio Silva (Buritizal) e UBS Infraero II;

Quarta-feira: UBS Raimundo Hozanan (Muca), UBS Leozildo Fontoura (Jardim Marco Zero), UBS Marabaixo e UBS Perpétuo Socorro;

Quinta-feira: UBS Álvaro Corrêa (São Lázaro), UBS Marcelo Cândia (Jardim Felicidade II), UBS Pedrinhas e UBS Fazendinha;

Sexta-feira: UBS Rosa Moita (Nova Esperança), UBS Pacoval, UBS Novo Horizonte e UBS do Coração. 

Para ter acesso à vacina, pais ou responsáveis pela criança deverão apresentar no ato da vacina o documento de identificação do mesmo, além do cartão da criança. 

Fotos: Max Renê


Deixe seu comentário


Publicidade