Cidades

Com novo lote de vacinas contra covid-19, Amapá anuncia imunização de pessoas com mais de 18 anos

A vacinação do novo público deve respeitar a faixa-etária e será em ordem decrescente.


Nesta sexta-feira, 18, o Governo do Amapá recebeu um novo lote com 14.990 vacinas contra covid-19 – são 8.190 doses de Pfizer e 6.800 da CoronaVac. A partir desta remessa, e com o alcance de 100% dos grupos prioritários, os municípios podem iniciar a vacinação de pessoas a partir de 18 anos sem comorbidades, respeitando a faixa etária em ordem decrescente.

Com o novo lote, o Amapá volta a receber a vacina CoronaVac, o que não ocorria desde o dia 19 de maio, uma vez que o Instituto Butantan havia paralisado a produção do imunizante por falta de insumo.

 

Públicos alcançados

Por orientação do Ministério da Saúde e com regulamentação da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), as vacinas CoronaVac serão para primeira e segunda dose de trabalhadores da saúde – este grupo acertado por um ajuste de público determinado em Comissão Intergestora Bipartite (CIB). Também serão atendidos novos grupos, como trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, caminhoneiros; e de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos .

Já as doses da Pfizer, atenderão a primeira dose de trabalhadores da educação e também serão destinadas para qualquer pessoa acima de 18 anos.

 

Distribuição

Os imunizantes foram levados para a Unidade de Imunobiológicos da SVS para armazenamento.Uma força-tarefa formada pela SVS e órgãos das forças de segurança garante a escolta no trajeto e realizará a distribuição do imunizante ainda nesta sexta,
-feira, iniciando por Macapá, Santana e Mazagão. Os demais municípios recebem as doses no sábado, 19.

 

Mais vacinas

Os municípios também recebem parte da reserva técnica armazenada na Unidade de Imunobiológicos da SVS do imunizante AstraZeneca, que será destinada aos mesmos públicos. A região metropolitana recebe os seguintes imunizantes:

Município  Pfizer    Coronavac   Astrazeneca
Macapá  3.852     4800     3.000
Santana  984     500     730
Mazagão  198     280     140


“Seguimos firmes na nossa meta que é imunizar toda população amapaense, com muito esforço, trabalho e dedicação, estamos finalizando a vacinação de todos os grupos prioritários e, agora, vamos disponibilizar as vacinas para qualquer pessoa acima de 18 anos. É necessário a população estar atenta para tomar as duas doses do imunizante”,
 
afirmou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS.


Deixe seu comentário


Publicidade