Cidades

Começa a campanha ‘Maio Amarelo’ no Amapá

A campanha Maio Amarelo é desenvolvida pelo governo do Estado e coordenada pelo Detran/Ap


A campanha Maio Amarelo começou oficialmente no Amapá na terça-feira, 9. Durante todo o mês, a ação integrada de órgãos do Governo do Amapá e entidades parceiras vai mobilizar a sociedade colocando em pauta a segurança no trânsito. Serão realizadas blitze educativas, simulação de acidentes e atendimento de urgência, a ação “Todos por um trânsito mais seguro”, além de workshops e mesa redonda.

A solenidade de abertura da campanha aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap) campus Santana. Na oportunidade órgãos e entidades ligadas ao trânsito, educação e saúde, estiveram presentes para apresentar as problemáticas decorrentes da imprudência de todos aqueles que compõe o trânsito, além de apresentar estratégias em torno da conscientização e prevenção de acidentes e mortes nas vias.

O evento contou com a palestra “Minhas escolhas fazem a diferença no trânsito”, ministrada pelo palestrante Aldo Balieiro, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para ele, a maioria dos acidentes são causados por comportamentos de risco como excesso de velocidade, não uso do cinto de segurança, e uso de celular e bebida ao volante.

“Vivemos diante de escolhas, como decisões de avançar um sinal vermelho ou dirigir após ingestão de bebidas alcoólicas, então, a Organização Mundial de Saúde entende que não é um acidente, foi uma escolha que provocou um resultado”, explicou Aldo.

De acordo com o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Ap), Inácio Monteiro, há um esforço mundial na chamada de atenção para os acidentes de trânsito. Ele destaca que o excesso de velocidade, ultrapassagens forçadas e a ingestão de bebidas alcoólicas estão liderando os indicativos.

“Quase 98% dos acidentes são decorrentes de falhas humanas. Então, estamos reunidos na campanha de mudança de comportamento rumo a uma conduta segura”, pontuou.
Estatísticas
No período de 2013 a 2015 foram autuados 2.829 condutores embriagados ao volante, infringindo o artigo nº 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O número no mesmo período para abordagem a condutores sem carteira de habilitação foi de 760. Outras 852 autuações foram relacionadas a outros artigos.

Levantamentos mais recentes apontam que somente no ano de 2016 foram autuados 1.164 condutores que se encontravam embriagados ao volante, já os condutores não habilitados somam 341 infrações. Outros artigos infringidos somam 1.041 ocorrências.

Maio Amarelo
A campanha Maio Amarelo é desenvolvida pelo governo do Estado e coordenada pelo Detran/Ap em parceria com Polícia Militar (PM), Policia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Observatório do Trânsito, entre outros. O movimento faz parte da campanha internacional que chama atenção para a vida e marca uma mobilização unificada pela diminuição de acidentes.


Deixe seu comentário


Publicidade