Cidades

Começa o ano letivo em escolas da rede municipal de Macapá

Em apenas cinco escolas o ano letivo não inicia nesta segunda-feira, 23. É que algumas estão em reforma e em outras o ano letivo de 2014 encerrou apenas no mês passado



O ano letivo na rede municipal de ensino de Macapá teve início na manhã desta segunda-feira, 23. Após uma série de encontros com equipe gestora, docentes e funcionários para planejar o andamento do ano nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) preparou uma semana de acolhida aos alunos dos ensinos infantil, fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

É que alunos novos chegam, e os que já estudavam na unidade são reorganizados em outras turmas, com colegas e professores diferentes. É preciso integrar os novatos, acolher quem retorna e garantir o melhor ambiente para que todos tenham uma boa convivência.

“Planejar a volta às aulas é fundamental. É importante que os estudantes notem que houve preparo para o momento de recebê-los. Por isso, professores e diretores organizaram suas atividades para esta semana com apresentações de dança, música, teatro (em algumas), participação do Circo Roda Ciranda e de parceiros como a Polícia Rodoviária Federal (com o Projeto Fetran), cartazes com mensagens de boas-vindas, enfeites, apresentação da escola aos novatos, hasteamento das bandeiras. Enfim, cada escola tem sua programação definida”, diz Antonia Andrade, secretária municipal de Educação.

Esse é um processo tão importante que, nos dois primeiros dias de aula, segunda e terça-feiras, o prefeito Clécio Luís se junta aos funcionários das escolas Vera Lúcia Pinon, Josafá Aires, Pequeno Príncipe e Caetano Tomaz para dar as boas vindas aos alunos e pais.

A Educação Básica em Macapá

A rede municipal de ensino de Macapá é formada por 80 escolas e 28 anexos, onde estão distribuídos 35 mil alunos. Desse total de unidades de ensino, apenas 5 não iniciarão o ano letivo hoje. Algumas estão em reforma e outras só encerraram o ano letivo no mês passado As escolas que não iniciam o ano letivo nesta segunda-feira são: Rondônia (Jesus de Nazaré), Eunice Picanço (Buritizal), Claudete Mota (Bailique) e Mundo da Criança (Pacoval).

Serão 200 dias letivos, com 25 sábados de aula e encerramento marcado para o dia 15 de dezembro, dando início a um novo ciclo, para 2016.


Deixe seu comentário


Publicidade