Cidades

Começa programação alusiva ao Dia de Combate à Hipertensão Aterial

Em Macapá, de acordo com o relatório da Vigitel, a hipertensão atinge 30% da população.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dará início nesta quarta-feira, 24, na UBS Carmo do Maruanum, à programação alusiva ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. No período de 24 a 26 de abril, uma série de atividades será feita para a população com orientações sobre hipertensão, controle e prevenção, testes de glicemia, testagem rápida, consultas médicas e orientações nutricionais.

A coordenadora de Doenças Crônicas não Transmissíveis, Rielly Macedo, explica que em todas as Unidades Básicas de Saúde são ofertados em sua rotina serviços de tratamento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial. “Durante esse período, intensificaremos as atividades de rastreamento, mas é muito importante que, independente de data alusiva, o usuário faça consultas de rotina e exames regularmente para que, se for o caso, a hipertensão seja diagnosticada precocemente, aumentando a qualidade de vida dessa pessoa”.

Em Macapá, de acordo com o relatório da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a hipertensão atinge 30% da população. A intensificação das atividades de rastreamento acontecerá até as primeiras semanas de maio, com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação nutricional e o incentivo à prática de atividades físicas.


Deixe seu comentário


Publicidade