Cidades

Começa programação do aniversário de 75 anos de criação da PM do Amapá

Corporação incluiu em sua história o período em que a segurança pública foi exercida pela Guarda Territorial, quando o Amapá ainda era Território Federal.


A Polícia Militar (PM/AP) incluiu nas comemorações de seu aniversário o período em que a segurança pública foi exercida pela Guarda Territorial, antes de o Amapá virar Estado, quando ele ainda era Território Federal. Com isso, a data de aniversário da corporação mudou de 26 de novembro, para 17 de fevereiro, por ser esse o dia em que a Guarda Territorial foi criada em 1944.

A primeira comemoração com a mudança em referência à sua origem histórica, ocorreu nesta sexta-feira, 15, no ginásio do Comando-Geral da PM/AP, em Macapá, com honrarias aos que fizeram e fazem parte da história das duas instituições. E ao invés de celebrar 44 anos, a PM/AP contabilizou os anos em que a Guarda Territorial atuou até ser criada a Polícia Militar em 1975. Dessa forma, a celebração foi para comemorar 75 anos de atuação das duas instituições em prol da segurança pública do Amapá.

A solenidade contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP), Polícia Civil e Exército Brasileiro, como convidados de honra. Estas instituições também receberam honrarias pelo reconhecimento de diversas ações em parceria com a corporação.

Presente no evento, o vice-governador Jaime Nunes considerou que a Polícia Militar tem e merece o reconhecimento da população por zelar pela segurança pública e pelas causas sociais. “Atualmente temos duas escolas de gestão compartilhada entre a Polícia Militar e a Secretaria de Estado da Educação, além de seis projetos sociais diretamente coordenados pela corporação, o que demonstra o importante papel social que esta intuição tem na sociedade”, destacou.

Durante as homenagens foi lembrado que os precursores da Polícia Militar – os membros da Guarda Territorial – integraram a Federação Expedicionária Brasileira, responsável pela participação do Brasil ao lado dos aliados na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. “Nossa história é representada pela Guarda Territorial que foi o alicerce e fez a base para esta instituição ser aquilo que é hoje”, enalteceu o comandante-geral da PM/AP, coronel Rodolfo Pereira.

O mais velho integrante da Guarda Territorial, Lino Pires da Gama, 80 anos, foi um dos que participaram das comemorações. Ele começou a atuar na segurança pública do ex-Território Federal em 1963 e se sentiu honrado com a homenagem.


Deixe seu comentário


Publicidade