Cidades

Comerciantes estão otimistas com o fim de ano, segundo revela pesquisa do Instituto Fecomércio

Também há expectativa de abertura de duas mil vagas de empregos temporários


 

O último trimestre de 2022 promete para o comércio amapaense. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio com os comerciantes.

 

De acordo com o levantamento, 82% deles acreditam que as vendas serão melhores em relação ao ano passado; 14% veem as vendas iguais no mesmo período e 5% consideram que será pior.

 

Quanto à contratação de empregados, 56% dos entrevistados afirmaram que irão contratar ou já contrataram funcionário temporário. Para 73% das empresas a contratação será de uma a cinco, 21% contratará de seis a dez colaboradores e outros 6% revelaram que pretendem contratar mais de dez empregados temporários.

 

Segundo o Instituto, essa expectativa de contratações confirma o entusiasmo e otimismo dos empresários em relação ao fim de ano. Se essas contratações se confirmarem, estima-se que o comércio varejista de Macapá irá gerar cerca de duas mil vagas temporárias para o período.

 

 

Ações

Os comerciantes revelaram ainda que as principais ações para incrementar as vendas neste fim de ano serão: aquisição de mercadorias para diversificar o mix de produtos (53%); investimento em publicidade e propaganda (25%); decoração da vitrina para chamar a atenção do consumidor (22%); treinamento e capacitação da equipe (17%); e impulsionar as vendas on-line (14%).

 

Outros 65% dos comerciantes entrevistados fizeram ou irão fazer algum investimento para as vendas, dentre os mais citados, destacam-se: Divulgação e propaganda (22%); Reforma e modernização das instalações (18%); capacitação de equipe (14%); visibilidade da loja (10%).

 

Black Friday

Outra data importante que tem movimentado o comércio em novembro é a Black Friday, e os comerciantes locais já se adequaram ao período.

 

Para este ano, a pesquisa perguntou como o comércio está se preparando para esse dia, e 71% dos entrevistados disseram que pretendem oferecer promoções e descontos especiais; 26% vão investir em publicidade e propaganda; 24% irão investir em decoração temática e vitrina e 5% pretendem contratar empregado temporário.

 

Dificuldades

Em relação às dificuldades previstas para este fim de ano, os entrevistados puderam destacar quais os principais entraves para esses últimos meses, sendo eles: custo das mercadorias (55%); instabilidade econômica (35%); carga tributária elevada (23%); endividamento do consumidor (19%); falta de mão de obra qualificada (14%) e falta de segurança/violência (13%), dentre outras.

 

 


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