Cidades

Comissão de Ética analisa reunião de Ministro Cardozo com advo

O presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Américo Lacombe, informou que o grupo recebeu as informações solicitadas ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre encontros que ele teve com advogados de pessoas investigadas na Operação Lava Jato e analisará os esclarecimentos.



 

No dia 14, reportagem do jornal “O Globo” informou que Cardozo recebeu, em seu gabinete, três advogados representantes da construtora Odebrecht, empresa suspeita de integrar o cartel de empresas que pagava propina a funcionários da Petrobras.

Após o pedido de informações pela comissão, Cardozo disse não ter cometido irregularidades e ressaltou que responderia à Comissão de Ética por escrito, informando a legislação na qual se baseou para receber os advogados.

Audiência polêmica
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa cobrou pelas redes sociais a demissão do titular da Justiça. O encontro de Cardozo com a defesa da construtora também gerou críticas do juiz Sérgio Moro, responsável pela condução dos processos relacionados à investigação. O magistrado classificou de “intolerável” a pressão de advogados sobre autoridades políticas.

Em resposta à crítica do juiz do Paraná, Cardozo afirmou ser ‘dever’ de ministro receber advogados. Em 19 de fevereiro, o ministro relatou em entrevista coletiva que, durante a polêmica audiência com defensores de executivos da Odebrecht presos pela Lava Jato, conversou sobre o suposto vazamento de informações da operação policial.

Na ocasião, Cardozo também disse se sentir “ofendido” com insinuações de que os profissionais estariam pressionando o Ministério da Justiça a prejudicar as investigações da Operação Lava Jato.

Cerveró e Duque
Em janeiro, a comissão também havia pedido aos ex-diretores da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró e de Serviços da estatal Renato Duque sobre a conduta deles à frente da empresa. Outros pedidos já haviam sido enviados a eles em 2014.


Deixe seu comentário


Publicidade