Cidades

Comissão proíbe Cerveró de receber indicações para cargos públ

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República aprovou nesta terça-feira (28) censura ética ao ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró, investigado e preso no ano passado pela Polícia Federal na Operação Lava Jato



 

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República aprovou nesta terça-feira (28) censura ética ao ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró, investigado e preso no ano passado pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Com isso, ele fica impedido de ser indicado para cargos públicos e não poderá ser nomeado caso seja aprovado em concurso que exija “reputação ilibada”

Cerveró foi o responsável pelo relatório que serviu de base para a estatal optar pela compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), em 2006, sob suspeita de superfaturamento. O processo contra ele na Comissão de Ética foi aberto em 2014, após a presidente Dilma Rousseff, presidente do Conselho de Administração da Petrobras à época da compra da refinaria de Pasadena, apontar que o relatório elaborado pela área internacional da estatal era “falho”.

“Foram analisadas aproximadamente 25 demandas [na reunião desta terça], dentre elas o processo relacionado ao ex-diretor internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, no que se refere à aquisição da refinaria de Pasadena. A decisão do colegiado foi unânime pela aplicação da censura ética”, informou a comissão em nota.

Para o presidente do grupo, Américo Lacombe, a decisão “manchará o currículo” de Cerveró. “É uma mancha, vocês [jornalistas] não tenham a menor dúvida. É uma mancha no currículo. Eu não sei como vai ser para ele, mas isso dura a vida toda”, disse Lacombe.


Deixe seu comentário


Publicidade