Comunidades de Mazagão e Laranjal do Jarí também terão energia 24 horas
Governador Waldez Góes assinou a ordem para licitação da empresa que vai realizar os serviços de interligação

Moradores, autoridades e lideranças comunitárias dos distritos de Maracá, no município de Mazagão, e Água Branca do Cajari, no município de Laranjal do Jari, participaram de um momento histórico para as comunidades. No início da tarde desta segunda-feira, 30, na vila de Maracá, o governador Waldez Góes assinou a autorização para a licitação das obras que interligarão os dois distritos ao Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica.
Com a autorização do Governo do Estado do Amapá (GEA), a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) poderá iniciar o processo de licitação para contratar a empresa responsável pela obra que interligará os distritos ao restante da rede. Serão beneficiadas em média 850 famílias, nos dois distritos, que terão acesso a um produto de qualidade e com continuidade, obedecendo todos os padrões brasileiros de fornecimento de energia.
O projeto será realizado graças ao aporte financeiro do GEA na ordem de R$ 30 milhões, repassados à CEA, e também atenderá os distritos do Carnot e Lourenço, pertencentes ao município de Calçoene, totalizando mais de dez mil pessoas que serão beneficiadas. “Com esse aporte quitamos as dívidas da companhia para que ficasse adimplente e pudéssemos acessar outros recursos para execução dessa obra, trazendo benefícios para a população”, explicou o presidente da companhia, Marcelino Machado.
A expectativa é de que a partir do dia 15 de fevereiro seja publicado o processo licitatório que deverá ser finalizado no prazo de 90 dias. Para a interligação, serão construídas duas linhas e duas subestações elevadoras: uma na entrada do ramal do Camaipi e outra em Água Branca do Cajari, que aumentarão a tensão elétrica de 13 mil para 34 mil volts. Todas as comunidades que estiverem ao longo dessas duas linhas serão beneficiadas. A CEA trabalhará para que a obra seja finalizada até dezembro deste ano, passando a atender a população com energia 24h.
Atualmente, o produto é gerado em termoelétricas e fornecido 12 horas por dia. “Tomamos uma decisão de realizar esse projeto que beneficiará a população desses distritos. É uma região produtiva, organizada com muitas entidades e projetos econômicos que dependem de energia. Então, proporcionaremos as condições de desenvolvimento ofertando o produto”, afirmou o governador Waldez Góes.
Deixe seu comentário
Publicidade
