Cidades

Concluídas obras de pavimentação asfáltica na comunidade de Rio Jordão, em Itaubal

Também foram executados serviços de terraplenagem, drenagem e recapeamento das vias


 

O Governo do Amapá concluiu os serviços de pavimentação asfáltica da comunidade de Rio Jordão, localizada no município de Itaubal, a cerca de 100 quilômetros de Macapá. A iniciativa está entre os compromissos estabelecidos no Plano de Governo, com foco na melhoria da infraestrutura como alternativa para o desenvolvimento econômico.

 

O trabalho em Rio Jordão inclui 2,5 quilômetros de asfalto, além de serviços de terraplenagem, drenagem e recapeamento das vias. As obras são executadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap).

 

Em Itaubal, o termo de compromisso para asfaltar as comunidades de Carmo do Macacoari e Rio Jordão foi firmado em dezembro de 2023, com investimentos de mais de R$ 3,5 milhões.

 

Os serviços são frutos de parceria entre Governo do Amapá, Prefeitura de Itaubal e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), com recursos de emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre.

 

As intervenções iniciaram pela comunidade do Carmo do Macacori, onde os trabalhos foram concluídos em janeiro de 2024. Ao todo, as duas comunidades receberam, aproximadamente, 4 km de pavimentação. A sinalização e calçamento das vias serão executados pela Prefeitura de Itaubal.

 

O secretário de Transportes, Valdinei Amanajás, realizou uma visita técnica ao local das intervenções. Durante a agenda, o gestor ressaltou a importância das parcerias com as prefeituras e o compromisso do Governo do Estado em levar obras de mobilidade urbana para todos os municípios.

 

 

“Assumimos o compromisso de trazer mais mobilidade para os munícipes de Itaubal no final do ano passado. E, agora, estamos aqui para entregar as vias totalmente pavimentadas para a população”, detalhou Amanajás.

 

O prefeito de Itaubal, José Serafim Picanço, reconheceu que os trabalhos de pavimentação e recapeamento fortalecem ainda mais a economia do município, que possui grande potencial turístico e agrícola.

 

‘Toda a comunidade ficou feliz com a chegada do asfalto, que era um sonho antigo. Este ano, pela primeira vez realizamos a procissão da Festa de São Sebastião, em uma via digna e pavimentada, e, agora, graças a parceria, entregamos novas vias para a comunidade de Rio Jordão”, afirmou Picanço.

 

Pelo Amapá

A iniciativa faz parte das ações do programa ‘Pelo Amapá’, que contribuem para o desenvolvimento do interior do estado através de obras de infraestrutura e mobilidade em parceria com as prefeituras.

 

O programa conta com o apoio da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), entidade voltada para encontrar alternativas que promovam mais qualidade de vida aos amapaenses, por meio do desenvolvimento socioeconômico. Os primeiros municípios contemplados com as obras de mobilidade urbana foram Santana, Pracuúba, Ferreira Gomes, Calçoene e Macapá.

 

Pavimentação asfáltica

Desde de janeiro de 2023 o Governo do Amapá já investiu cerca de R$54 milhões em obras de pavimentação asfáltica. Os investimentos são frutos de aportes do Governo Federal, através de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre, além de recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e tesouro estadual. Ao todo, já foram pavimentados 52,57 km de extensão de obras como:

  • Pavimentação asfáltica do Ramal Farinha Seca, em Macapá;
  • Rodovia do Centenário (antiga Norte-Sul), em Macapá;
  • Ramal Porto do Céu, em Macapá;
  • Pavimentação asfáltica da Avenida Gaudêncio da Silva, no bairro Goiabal, em Macapá;
  • Obras da AP-110 (trecho que inicia em São Joaquim do Pacuí, em Macapá, até Cutias do Araguari);
  • Obras da AP-070 (trecho que inicia em Santo Antônio da Pedreira até Santa Luzia do Pacuí, em Macapá);
  • Pavimentação asfáltica município de Itaubal;
  • Obras de mobilidade urbana do município de Santana;
  • Distrito do Lourenço, em Calçoene.

 


Deixe seu comentário


Publicidade