Cidades

Conferência busca garantia de direitos aos ostomizados e com incontinência urinária

Evento reunirá 150 profissionais da saúde em debates e exposição no Tribunal Regional Eleitoral


 

A Associação de Ostomizados do Amapá, a AOAP, realizará no próximo dia 31, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), a partir das 8h, a 1ª Conferência Estadual em Atenção às Pessoas com Ostomia e Incontinência. O objetivo do evento será, entre outros pontos, promover palestras ministradas por especialistas que contextualizam o cenário atual do Amapá no que se refere aos ostomizados.

 

“Nosso objetivo é trazer para toda a sociedade amapaense, em especial aos profissionais de saúde e aos acadêmicos da área da saúde e do direito, este debate. Vamos trazer palestrantes, pessoas que estão vindo de fora, com falas significativas, para que os profissionais aqui do estado tenham um olhar diferenciado para os ostomizados e os incontinentes”, informou Rosilete do Carmo, diretora-presidente da Aoap, em fala exclusiva ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90.9) desta quinta-feira, 24.

 

Com o tema ‘Pela garantia de direitos: acesso à saúde, inclusão, igualdade de oportunidades e respeito às diferenças’, a I Coesapoi levará capacitação para a melhoria do padrão e de cuidado, e ainda propor encaminhamentos que possibilitem a defesa e a garantia de direitos para as pessoas com ostomia e com incontinência urinária, focados na reforma da portaria MS/400 e ao acesso ao cateter hidrofílico.

 

Na ocasião, serão ministradas palestras, debates, exposições de produtos, lançamentos das indústrias e distribuidores e capacitação para os profissionais da enfermagem da atenção de toda a rede, onde será chamado ‘Momento Saberes – Avanço no Padrão de Cuidados’.

 

 

“Quando a gente faz a operação atrapalha um pouco, até que a gente começa a se acostumar com a situação. Quando você começa a se habituar, se verifica uma vida normal”, relatou o ex-vereador Luiz Banha, também no ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90.9).

 

O evento no TRE-AP terá apoio institucional da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social, Secretaria de Comunicação do Estado, Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Assembleia Legislativa do Amapá, Câmara Municipal de Macapá, Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado do Amapá, Conselho Estadual de Saúde, Centro de Especialização de Reabilitação e do Centro de Reabilitação do Estado do Amapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade