Cidades

Conferência discute direitos da pessoa idosa em Macapá

Em dois dias os participantes debateram temas relacionados às políticas públicas, como saúde, educação, lazer, previdência, dentre outras.


Prefeitura de Macapá encerrou na tarde de sexta-feira, 29, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Em dois dias, os participantes debateram temas relacionados às políticas públicas, como saúde, educação, lazer, previdência, dentre outras.

De acordo com o delegado eleito na etapa municipal, Jônatas Lisboa, a prioridade é a defesa e a garantia dos direitos já conquistados em todos os temas, em especial na previdência. Entre as propostas defendidas pelos participantes está a criação de estratégias para que empresas privadas garantam empregos para pelo menos 3% de pessoas com sessenta anos ou mais.
Segundo a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Nádia Souto, a conferência é um momento oportuno para a sociedade pensar, planejar e decidir em conjunto o que deseja para o futuro. “Aqui é para decidir e dizer como desejamos envelhecer de modo digno, e ainda superar os desafios que o futuro reserva”, ressaltou.

As propostas eleitas na etapa municipal seguem para a estadual, que acontecerá em junho; e nacional, que ocorrerá em novembro. De acordo com a secretária municipal da Assistência Social e do Trabalho, Mônica Dias, não se constrói política pública sem a participação da sociedade. “Estamos em um momento de muitos desafios, mas as expectativas são as melhores, e juntos conseguiremos construir um futuro digno, principalmente para quem tanto já contribuiu”, concluiu.

Participaram também do evento a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Maria Aparecida Côrtes Machado, a representante da sociedade civil, Elizabeth Pantoja, integrantes da Banda da Guarda Municipal de Macapá, do grupo Raízes do Bolão, Grupo Arte Vida e a palestrante e professora Nilma Pureza.


Deixe seu comentário


Publicidade