Cidades

Confirmado: aulas iniciam na segunda-feira, 23, na rede munici

Ocorreu para inclusão de mais de duzentas crianças que não conseguiram vagas na capital



 

Inicialmente previsto para iniciar no dia 9, o ano letivo de 2015 da rede pública de ensino de Macapá começará na próxima segunda-feira, 23. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed) a alteração da data foi necessária para a inclusão de pouco mais de 200 crianças que não conseguiram vagas nos colégios da capital amapaense. A maior demanda é para o primeiro ano do ensino fundamental.

“Estamos trabalhando com nossas equipes técnicas em parceria com a estadual para garantir as matrículas dos alunos nas escolas. O quantitativo é considerado pequeno, mas ainda temos uma lista de espera razoável de alunos fora da sala de aula, sendo que a maioria para o primeiro ano”, explicou a coordenadora de ensino da Semed, Sandra Casemiro.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que foram abertas para 2015 no primeiro ano do ensino fundamental 1.040 vagas e mais 4.739 ofertas para o sexto ano. A prefeitura de Macapá administra atualmente 80 escolas nas zonas urbana e rural que comportam cerca de 35 mil alunos.

A carência na rede pública em Macapá é enfrentada desde 2013, quando o governo do Amapá deixou de atender as séries iniciais, processo que faz parte da municipalização do ensino fundamental, deixando para a competência do Estado somente as séries do ensino médio. O caso foi parar até no Ministério Público (MP) do Amapá em 2014.

“O Estado dificilmente sentou com o Município para discutir essa competência, mas paralelo a isso deixou de atender a uma série inicial a cada ano. Mas em 2015 houve o processo inverso porque a rede estadual reabriu escolas com turmas de primeiro ano”, disse Sandra Casemiro, acrescentando que a transferência dos alunos estaduais para Macapá fez a prefeitura construir mais de 40 anexos em dois anos para comportar os estudantes.


Deixe seu comentário


Publicidade