Cidades

‘Congresso fez sua parte’, diz Renan Calheiros sobre ajuste fi

Medidas do governo foram aprovadas pela Câmara e pelo Senado.



 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que o Congresso Nacional “fez sua parte” ao aprovar as três medidas provisórias do ajuste fiscal, enviadas pelo governo federal como uma tentativa de reequilibrar as contas públicas.

Nos últimos três dias, o Senado aprovou as MPs 665, que trata do seguro-desemprego; a 664, que restringe o acesso à pensão por morte; e a 668, que aumenta impostos sobre produtos importados.

Renan disse esperar que, após a aprovação do pacote do ajuste fiscal, o governo apresente nós próximos propostas “para retomar o desenvolvimento, para retomar investimentos, para retomar exportações.”

“Congresso fez sua parte, amenizou prejuízos causados aos trabalhadores”, afirmou Renan após a aprovação da MP 668. “Nós precisamos construir para o Brasil uma nova agenda, uma agenda de interesse fundamentalmente do País.”

Nas últimas semanas, o presidente do Senado criticou em diversas ocasiões as medidas propostas pelo governo para reajustar as finanças. Questionado nesta quinta sobre se o PMDB teria o abandonado nas votações, já que a maioria da bancada votou a favor do ajuste, Renan disse que o PMDB “age coletivamente.”

“Eu não sou o PMDB. O PMDB ele age coletivamente. Eu, quando tive oportunidade, votei contrariamente […] mas eu não posso evidentemente balizar o comportamento do PMDB, da bancada do PMDB”, afirmou.

“O que eu gostaria era que o PMDB, nesse momento de dificuldade nacional, qualificasse a coalizão de governo, deixasse claro qual seria a expressão do seu papel dentro dessa coalizão. Eu acho que, se o PMDB fizer isso, o PMDB se sairá melhor”, concluiu Renan.


Deixe seu comentário


Publicidade