Cidades

Conselheiro federal do CRF-Amapá alerta que exames em farmácias só podem ser feitos por farmacêuticos

Caso estabelecimento realize testes com pessoas inabilitadas será denunciado aos órgãos competentes


 

Douglas Lima
Editor

O conselheiro federal do Conselho Regional Federal de Farmácia do Amapá, Carlos André Serra, informou no fim da tarde desta quarta-feira, 2, que somente o profissional farmacêutico é habilitado a fazer exames de análises clínicas (EACs) nas farmácias cadastradas para essa atividade.

 

O alerta de Carlos André foi a propósito da Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que ontem entrou em vigor em todo o país, estendendo às farmácias a autorização de realizar EACs, os mais diversos numa lista que supera 40 testes. Antes, as farmácias só poderiam fazer exames de covid 19 e de glicemia.

 

O conselheiro federal do CRF-AP, que deu declarações no programa ‘Ponto de Encontro’ (Diário FM 90,9), deixou claro que caso a farmácia seja flagrada ou alvo de informação de que pessoa inabilitada faz exames no local, o estabelecimento será denunciado nos órgãos competentes.

 

“Quem faz os exames é apenas o farmacêutico, profissional que tem nível superior e que, portanto, é habilitado e capacitado”, disse Carlos André Serra, também esclarecendo que os exames nas farmácias não são de resultado, mas apenas de rastreamento da saúde, também chamados de monitoramento ou testes rápidos, não substituindo os exames laboratoriais tradicionais.

 

Entre os tipos de teste que podem ser realizados nas farmácias estão avaliação de controle de asma, check-up pós covid anticorpos anti-spike, colesterol total, dengue anticorpos IgG IgM, dengue antígeno NS1, glicemia, glicemia e pressão arterial, glicemia e perfil lipídico, hemoglobina glicada A1c, hormônio luteinizante (LH), mediação pressão arterial, teste rápido PSA e teste rápido HIV.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade