Cidades

Conselho do MP arquiva reclamação contra procurador que investiga Lula

Defesa do petista considerou que procurador interferiu em apuração de colega


A Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público arquivou uma reclamação disciplinar aberta contra o procurador da República no Distrito Federal Valtan Timbó, que assinou a abertura de investigação sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Timbó abriu inquérito para apurar o envolvimento do ex-presidente com suposto tráfico de influência internacional em favor da construtora Odebrecht. A defesa de Lula pediu ao CNMP a abertura de procedimento contra o procurador porque, na análise da defesa, ele teria interferido em apuração conduzida por outra procuradora, Mirella Aguiar, que estava de férias.

O Corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Alessandro Tramujas Assad, analisou o caso e entendeu que não houve falta funcional porque o procurador cumpriu a função ao dar prosseguimento à investigação. Ainda cabe recurso ao plenário do CNMP.

O Instituto Lula informou que não vai comentar o caso. Na reclamação, a defesa do ex-presidente pedia a suspensão do inquérito aberto para investigar a atuação do petista e abertura de procedimento contra o procurador que abriu a investigação.

Não há prazo para a análise do documento no conselho.


Deixe seu comentário


Publicidade