Cidades

Conselho Estadual de Saúde recebe projeto de criação do curso de Psicologia da Unifap

O projeto, aprovado em âmbito estadual, segue para análise do Conselho Nacional de Saúde e se também aprovado, seguira o trâmite para implantação ainda em 2019.


O projeto de criação do curso superior de psicologia da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foi apresentado nesta segunda-feira (22) ao Conselho Estadual da Saúde do Amapá, como parte dos procedimentos para implantação.

Os professores, Mário Neto e André Morelli, respectivamente secretário e presidente da Comissão para Implantação do Curso, fizeram explanação do projeto aos conselheiros e falaram da importância do mesmo.

De acordo com Mário Neto, “as universidades federais podem abrir cursos sem autorização do Ministério da Educação, mas em se tratando de curso da área da saúde, no qual psicologia está inserido, necessita de uma aprovação do Conselho Estadual e Nacional da Saúde (CNS), daí seguindo o trâmite, a proposta foi apresentada ao CES do Amapá, e obtivemos parecer favorável, ou seja, aprovação unânime para abertura do curso de psicologia no Amapá”, declarou.

“O próximo passo agora é esperar que o Conselho Nacional, em Brasília (DF), também se posicione favorável, e se isso ocorrer num prazo de duas ou três semanas, ainda este ano abriremos a turma 2019.2” destacou Mário Neto.

A presidente do Conselho, Sivalda Cunha, ressaltou a importância do curso de psicologia na Universidade Federal, que vai abranger as políticas públicas de saúde no estado, algo de grande relevância para sociedade amapaense, no qual fará recomendação ao Conselho Nacional que aprove a implantação do referido curso no Amapá.

André Morelli disse que a procura tem sido muito grande de pessoas interessadas para entrar na universidade como acadêmico de psicologia. “Isso nos motivou avançar nos trabalhos para a devida implantação do mesmo e notamos ser a realização de um sonho para muitas pessoas nesta formação, e precisamos atender quem necessita da atenção de profissionais de psicologia no Amapá.

Morelli ressalta que já foi feito um estudo por profissionais do setor, o qual mostra que o Estado do Amapá é uma das unidades da federação com índice muito baixo de habitantes por psicólogos, quando existem lugares com o dobro ou até mesmo o triplo dos índices amapaenses, embora Macapá já possua três cursos particulares de psicologia.

Segundo ele a Unifap está criando além do curso, meios para desenvolver políticas públicas da psicologia, onde poderá ofertar oportunidades de trabalhos aos profissionais já graduados e os futuros formandos.


Deixe seu comentário


Publicidade