Cidades

Contabilistas se preparam para renovar conselho no Amapá

Eleições estão marcadas para 19 de 20 de novembro


A cada dois anos, o Conselho Regional de Contabilidade do Amapá (CRCAP) elege um novo quadro de 18 conselheiros, sendo 9 efetivos e 9 suplentes, que compõem a plenária da entidade. O mandato tem duração de 4 anos. Assim, os conselheiros são divididos em um terço (6 conselheiros: 3 efetivos e 3 suplentes) e dois terços (12 conselheiros: 6 efetivos e 6 suplentes).

Existe uma eleição para renovação de um terço dos conselheiros e dois anos depois, renova-se os dois terços, e assim sucessivamente. As eleições são coordenadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O voto é obrigatório para os profissionais em dia e facultativo para aqueles com idade igual ou superior a 70 anos. A votação é feita pela internet, em site oficial criado especificamente para as eleições do Sistema CFC/CRCs.

No Brasil são 529.536, profissionais da Contabilidade. No Estado do Amapá, constam registrados 1260 Contadores e 339 Técnicos em Contabilidade. O CRCAP tem sede própria, em seu quadro de pessoal existem 8 funcionários (a maioria concursados), dispõe de um orçamento de pouco mais de R$ 800.000,00 mil reais, para 2020, frutos da arrecadação das anuidades dos profissionais registrados.

As eleições diretas para escolha de conselheiros dos CRCAP, em 2019, serão realizadas nos dias 19 e 20 de novembro. Para poder votar, os profissionais da contabilidade precisam estar em situação regular no CRC de sua jurisdição até o dia 8 de novembro.

Desde 2009, a eleição para escolha de conselheiros dos CRCs é eletrônica, realizada em site específico – www.eleicaocrc.org.br. Este ano, o sistema de votação pela internet permanecerá disponível, de acordo com o horário de Brasília (DF), das 8 horas do dia 19 de novembro até às 18 horas do dia 20 de novembro.

A Chapa 2, que concorre ao pleito neste ano é composto por profissionais que representam diversos segmentos da contabilidade, Contadores de entidades públicas e privadas, professores, empresários, peritos, auditores, expert em tecnologia da informação, palestrantes, profissionais com uma vasta trajetória e extensos currículos, são eles: Albert Jonatas Lima de Oliveira, Alberto dos Santos Tavares, Izolda de Sousa Barbosa, Moises Silva Campos, Silvio Cesar Lima Martins e Angela Dias Alves Valadares.

CONHEÇA ALGUMAS DAS PROPOSTAS DA CHAPA 2.

Fortalecer a missão institucional do CRC/AP: Fiscalização, Registro e o Desenvolvimento Profissional;

Foco na FISCALIZÇÃO:

– Concurso para Contador Fiscal do CRC/AP

– Fiscalização da atuação dos leigos na contabilidade

– Fiscalização dos cargos públicos privativos de contador

Foco na EDUCAÇÃO CONTINUADA: realização da 2° Edição da Convenção de Contabilidade, Simpósio de Pericia Contábil, Workshop, Webnário, Seminários, Cursos e Palestras, presenciais e EAD.

Foco nos acadêmicos de Ciências Contábeis, através do CRCJOVEM.

Ações que dêem visibilidade ao CRCAP e a Profissão

– no Rádio, jornal, televisão e redes sociais falando sobre a importância da Contabilidade

– Levar o conhecimento do Curso de Ciências Contábeis aos futuros vestibulandos, do ensino médio, através de palestras abordando o mercado de trabalho profissional.

– Fortalecer os projetos a nível nacional: CRCAP JOVEM, MULHER CONTABILISTA, VOLUNTARIADO DA CLASSE CONTÁBIL

– Realizar a corrida do Contador e incentivar a realização de campeonato e torneios

Viabilizar e dar a devida publicidade para que todos os interessados participem das indicações do CRC/AP para  Vogal da Junta Comercial, Junta de Recursos Fiscais do Município e demais indicações do CRCAP e pleitear a representação do CRCAP nas demais entidades que tenham colegiados em sua estrutura a exemplo do conselho de contribuinte da SEFAZ.

Parcerias e convênios com entidades para facilitar o atendimento ao Contador: JUCAP / SEFAZ / PMM / RECEITA FEDERAL / BOMBEIRO / SUFRAMA


Deixe seu comentário


Publicidade