Convênio entre Governo estadual e Prefeitura de Macapá vai recuperar iluminação pública do Parque do Forte
A Prefeitura da capital informou que pode revitalizar a iluminação pública do local, no entanto, precisa firmar convênio com o governo estadual, que é responsável pelo ponto turístico.

Railana Pantoja
Da Redação
Quem costuma passear e praticar atividade física no Parque do Forte, no entorno da Fortaleza de São José, principalmente, já sabe que durante a noite o espaço público fica impossibilitado de uso, por causa da falta de iluminação pública.
A Prefeitura da capital informou que pode revitalizar a iluminação pública do local, no entanto, precisa firmar convênio com o governo estadual, que é responsável pelo ponto turístico. “A responsabilidade não é nossa, mas a Prefeitura está com um processo no MP solicitando cuidar da área. Para se ter noção, é necessário investir R$ 422 mil na revitalização, pois, levaram toda a fiação. A gente está aguardando a proposta de contrapartida do estado, para resolver o problema. Nossa proposta é que a gente faça o serviço, em troca o governo daria duas caminhonetes e outros equipamentos para a Secretaria”, falou José Elia, secretário municipal de Iluminação Pública.
A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) anunciou que houve uma reunião com o Ministério Público (MP) para tratar sobre a revitalização e já elaborou o projeto de recuperação. “Infelizmente é um patrimônio que constantemente é alvo de depredação, vandalismo, furtos e roubos. Das 89 luminárias que havíamos instalado, todas foram danificadas, por pura maldade. E a fiação também foi furtada. Diante disso, informo que a Seinf tem um projeto de revitalização em andamento, o governador Waldez já autorizou o convênio e o pactuado com o MP foi que o estado repassaria ao município os recursos, e a contrapartida municipal será a prestação do serviço”, anunciou Alcir Matos, secretário estadual de Infraestrutura.
Segundo o secretário, o que falta para finalizar o convênio é apenas a parte documental de todas as instituições envolvidas. “Estamos hoje trabalhando a parte documental, para formalizar o convênio. Então, em breve teremos a iluminação do entorno do Parque. A iluminação mais pesada e trabalhada, também será atendida”, finalizou.
Deixe seu comentário
Publicidade

