Coordenação de imunização apela para atualização das cadernetas de crianças e proteção a adultos
Medidas se mostrar ainda mais eficazes durante o período de pandemia pelo Covid-19 e a volta dos casos de sarampo no país.

Cleber Barbosa
Da Redação
A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Jorsette Cantuária voltou a apelar nesta terça-feira (27) aos pais ou responsáveis por crianças em idade de vacinação para que atentem para as três campanhas de imunização que o município está tocando em Macapá, uma delas a multivacinação para atualização das cadernetas, algo muito importante este ano de pandemia.
Falando ao programa Café com Notícia, na rádio Diário FM, ela explicou que durante o pico da pandemia as salas de vacina permaneceram fechadas juntamente com alguns atendimentos das unidades básicas de saúde, mas esse ano houve uma intensificação também para a vacina da poliomielite.
Ela lembrou também que o município vai continuar com a vacinação contra o sarampo, principalmente nos adultos de 20 a 49 anos.
Reforço
A central de imunização de Macapá trabalha menos de 50% de seus funcionários, segundo informou a coordenadora. “Pois além das baixas de profissionais ainda jovens para essa doença, quase a metade dos nossos colaboradores eram servidores com mais de anos de idade e estão afastados do serviço desde o início da pandemia, então tem sido um grande esforço para a gente estar ali buscando outras formas para garantir a vacinação das pessoas”, disse ele, apontando como grande parceiro nessa trajetória as equipes do PSF, o Programa Saúde da Família.
Hoje praticamente que administra no campo a vacinação contra o sarampo – doença que acabou voltando nesse período – é o programa Saúde da Família, com as equipes de enfermagem e os seus médicos.
Deixe seu comentário
Publicidade
