Cidades

Coronavírus: Proporção de infectados a cada 100 mil habitantes quase triplicou no Amapá em duas semanas

Estado tem taxa de 280,1 contaminados a cada 100 mil habitantes. Quando se fala em municípios, a maior taxa é de Santana, que tem 343,5 casos confirmados a cada 100 mil habitantes.


Railana Pantoja
Da Redação

Durante videoconferência com jornalistas na manhã deste sábado (9), a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) informou que, em apenas duas semanas, a proporção de casos infectados a cada 100 mil habitantes quase triplicou no Amapá. Há duas semanas, a taxa era de 100 infectados a cada 100 mil habitantes. Agora, esse número saltou para 280,1 a cada 100 mil habitantes.

 

“Tudo que fazemos hoje terá resultado em duas semanas. Esse aumento é resultado do isolamento social que não está sendo cumprido, ontem mesmo a fiscalização nos mostrou isso, filas quilométricas de carros, famílias indo para o centro da cidade. Estamos vendo as pessoas indo livremente para onde bem entendem, mas esse não é o momento para fazer isso. É preciso tomar medidas mais drásticas”, disse o superintendente da SVS/AP, Dorinaldo Malafaia.

 

Apesar de Macapá concentrar mais infectados e ter o maior índice populacional do estado, quando se fala na proporção de casos por 100 mil habitantes nos municípios a taxa maior é de Santana, com 343,5 casos a cada 100 mil habitantes, enquanto a capital tem a taxa de 309,9 contaminados para a mesma amostragem.

 

O superintendente também revelou que o Laboratório Central do Amapá (Lacen/AP) está com superlotação. “O Lacen chegou a receber ontem (8) mais de 700 amostras, num só dia, e lembrando que de cada 10 amostras, 7 dão positivas, então é muita coisa. Nosso Laboratório nunca teve capacidade de atendimento em massa, e sim para casos clínicos, não foi preparado para uma pandemia. Então, numa pandemia, ficamos numa situação muito complicada”, relatou.

 

Além do Lacen, o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, continua recebendo material do Amapá para análise, em média 600 amostras por semana são enviadas para Belém (PA). Mesmo assim, Dorinaldo Malafaia diz que não é possível dar resposta num tempo ágil para aqueles que aguardam o resultado dos exames, visto que o IEC recebe amostras de todos os estados da região norte.

 

Dados

Durante a videoconferência, a SVS também disponibilizou os dados dos bairros de Macapá e Santana que apresentam casos confirmados. As regiões centrais desses dois municípios continuam registrando os maiores índices.
Nos municípios, Macapá continua liderando a maioria dos casos.


Deixe seu comentário


Publicidade