Cidades

Corpo de Bombeiros comemora 54 anos de criação

Atualmente, o CBMAP se faz presente nas atividades de Busca e resgate na selva e salvamento aquático, Combate a Incêndio e Busca e Salvamento, na capital e no interior do estado.


Lana Caroline
Da Redação

 

Nesta quarta-feira (17) o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) está completando 54 anos de criação, levando segurança e cuidado à população amapaense. Segundo o Cap. BM Izidio Junior, a princípio, o Corpo de Bombeiros surgiu com intuito de apagar pequenos incêndios.

“O governador da época (Ivanhoé Martins) estava com a intensão de criar um Corpo de Bombeiros para apagar pequenos incêndios. Existia um grupamento da ICOMI que estavam a disposição para caso houvesse um incêndio em qualquer parte da cidade. No ano de 1992 o Corpo de Bombeiros se torna independente da Polícia Militar (PM) e acontece o primeiro concurso público especificamente para bombeiros. Antes o cidadão era policial militar e se identificava com a atividade. Assim ele era enviado para as missões”, contou o capitão.

Ao todo, o CBMAP conta com 1.236 bombeiros, de diversas patentes, cuidando e preservando o Amapá, porém são necessárias mais pessoas. “Vai haver concursos públicos para cá, pois precisamos ter mais militares para somar conosco”, revelou Izidio.

A missão da instituição é planejar, organizar, coordenar e controlar, no âmbito do Estado do Amapá, ações de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndio, Busca e Salvamento, Atendimento Pré-hospitalar e Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico, visando proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.

Atualmente, o CBMAP se faz presente nas atividades de Busca e resgate na selva e salvamento aquático, Combate a Incêndio e Busca e Salvamento, na capital e no interior do estado com unidades nos municípios de Vitoria do Jarí, Laranjal Do Jarí, Porto Grande, Oiapoque, Macapá e Santana.

A instituição oferece para a população, programas de desenvolvimento e capacitação de crianças e jovens amapaenses, através de seus projetos sociais: “Bombeiro Cidadão”, “Bombeiro Mirim Músico” e “Nadadores do Amanhã”.


Deixe seu comentário


Publicidade