Cidades

Corpo de Bombeiros realiza simulado de salvamento aquático na

Atividade tem como objetivo manter na corporação uma política de capacitação contínua



 

Depois de reproduzir uma situação de resgate e combate a incêndio veicular, no último dia 4, na Praça da Bandeira, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) realizou mais um treinamento simulado em Macapá. Dessa vez, o cenário escolhido foi a orla da capital, onde o 4º Grupamento e o Grupamento de Proteção e Combate a Incêndio Florestal protagonizaram uma demonstração de técnicas de salvamento aquático, nas proximidades do Trapiche Eliezer Levy.

O treinamento teve início às 8h dessa quarta-feira, 10. O simulado operacional faz parte das comemorações da Semana do Bombeiro, cuja programação completa ocorre de 2 a 9 de julho. De acordo com o capitão Matheus Almeida, a atividade tem como objetivo manter na corporação uma política de capacitação contínua dos bombeiros, para garantir a atualização de seus conhecimentos no manuseio dos equipamentos de salvamento e no aperfeiçoamento profissional.

“Temos que estar o tempo todo preparados para dar resposta no socorro às vítimas. E o treinamento simulado é exatamente para nivelarmos as ações, verificar como está o nível de atuação dos nossos bombeiros e corrigir qualquer possível erro numa situação de salvamento aquático”, explica o oficial.

Ele ressalta, ainda, que a orla de Macapá foi escolhida como local do treinamento por já ter apresentado ocorrências de afogamento e em virtude das condições naturais de maré, correnteza, maresia e profundidade do local. “Esta área é bastante frequentada por banhistas, praticantes do esporte, como o kite surf, e por pequenas embarcações. Portanto é uma área que acaba sendo propensa a riscos de afogamento”, justificou o capitão.

O simulado fez demonstração das técnicas mais empregadas por todas as corporações de Bombeiros do Brasil, sendo elas: salvamento individual com equipamento, salvamento em dupla com equipamento em vítima inconsciente, salvamento aquático com uso do pranchão em vítima consciente e vítima inconsciente, sendo que em vítima inconsciente foi realizada a manobra de reanimação respiratória em meio líquido.


Deixe seu comentário


Publicidade