Cidades

Corpo de Bombeiros realiza solenidade de abertura de cursos de formação

Os cursos têm a finalidade de deixar os militares atualizados para atuarem com êxito


 

O Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM/AP) realizou nesta sexta-feira (6) a aula inaugural de cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização no âmbito da instituição. Tais cursos são essenciais para a carreira do militar, sendo alguns de caráter obrigatório, que são critérios para ascensão funcional do militar, e outros de caráter não obrigatório, em se tratando de cursos de especialização, que são capacitações voltadas para áreas especificas dentro de diversas áreas em que o Corpo de Bombeiros atua.

 

É importante frisar que todos os cursos visam capacitar o militar com a finalidade de torná-lo um servidor atualizado tanto na gestão pública, como na atuação operacional, a qual visa o atendimento ao público em situação de emergência.

 

O curso de formação tem uma característica operacional, voltada para a atividade fim do CBMAP, onde são abordadas diversas disciplinas do campo de atuação do quartel, dentre eles, Combate a Incêndio, Salvamento em Altura, Salvamento Terrestre, Atendimento Pré-Hospitalar, Chefia e Liderança, entre outros.

 

 

“São cursos importantes para a carreira militar, tanto para aperfeiçoar nossos militares na área administrativa, quanto na área operacional. Os cursos vão aperfeiçoar e habilitar que o bombeiro atenda da melhor forma”, disse a capitã BM Jucileide.

 

Já o curso de habilitação e o curso de aperfeiçoamento têm uma característica voltada para a área administrativa, de maneira que o aluno saia dos referidos cursos pronto para atuar na gestão pública em seus diversos campos de atuação.

 

O curso de especialização é puramente operacional, voltado para uma das especialidades do Corpo de Bombeiros (Salvamento Veicular), de maneira que a referida capacitação aborda a parte teórica, com bibliografias que permitem ao aluno conhecer as mais diversas técnicas de desencarceramento de pessoas presas às ferragens de veículos sinistrados, assim como a parte prática, que possibilita ao aluno experimentar tudo o que foi estudado em sala de aula, e, assim, aplicar no dia-dia em casos que seja necessária a atuação dos militares em situações reais.

 


Deixe seu comentário


Publicidade