Cidades

Corrida de São Tiago é confirmada para domingo, em Mazagão Velho

Com seis quilômetros de percurso, corrida de rua será disputada por quatro modalidades. Inscrições encerram nesta sexta-feira.


A Corrida de São Tiago está confirmada para domingo (15), em Mazagão Velho, distrito do município de Mazagão, no Amapá. Organizador do evento, que abre a tradicional Festa de São Tiago, Marcelo Oliveira afirmou no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que a edição deste ano, com um percurso de seis quilômetros, contemplará quatro modalidades.

 

“A largada será em frente à Igreja Nossa Senhora da Assunção, pega a Rodovia AP-010 e depois retorna para a igreja. Alerto que a inscrições, que custa 40 reais, mais donativos que serão doados a entidades filantrópicas, encerram nesta sexta-feira, e podem ser feitas na Estação Beleza e na Academia Power, em Macapá”, pontuou.

Festa de São Tiago
A Festa de São Tiago, que inicia no dia 15, com a corrida, e encerra no dia 28 de julho, é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

 

Realizado desde 1777 na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros. A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.


Deixe seu comentário


Publicidade