Cidades

COSEMS-AP continua tratativas com entes para controle e melhor atendimento de casos de gripe em crianças

Entre as medidas emergenciais, nesta terça-feira, 16, será oferecida capacitação para profissionais que lidam diretamente no atendimento nos municípios


 

Nesta segunda-feira, 15, secretários municipais de Saúde do Amapá participaram da 1ª Reunião Extraordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-AP). Foram deliberados outros encaminhamentos relacionados à síndrome gripal que está afetando crianças em todo o estado. Entre as medidas emergenciais, nesta terça-feira, 16, será oferecida capacitação para profissionais que lidam diretamente no atendimento nos municípios.

 

Os gestores, sob a coordenação do presidente do Conselho, Marcel Menezes, debateram sobre vacinadores do Estado para atender os municípios, a Portaria GM/MS nº 544, que institui a respeito de execução de despesas em ações e serviços públicos da saúde, autorizadas na Lei Orçamentária de 2023, e ainda sobre os Planos Municipais de Vacinação.

 

O presidente detalhou também a respeito da reunião ocorrida nesta mesma manhã, com representantes do Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COESP), do qual o COSEMS/AP faz parte, junto com outros órgãos de saúde que atuam no Amapá. As duas reuniões aconteceram em formato online.

 

O COSEMS/AP está atuando junto aos municípios, Governo do Estado e Ministério da Saúde, para que o surto de gripe seja controlado. Para isso, ações como campanhas de vacinação contra influenza, alinhamento nos planos de ações municipais e estadual, atualização de dados e capacitação estão sendo trabalhadas pelos entes.

 

 

Oficina

Defendida como prioridade pelo COESP, a Oficina “Atualização no Tratamento e Prevenção de Infecção pelo Vírus Influenza” será disponibilizada nesta terça-feira, 16 de maio, através da plataforma Zoom.  A pediatra e neonatologista Erica Aymoré irá ministrar a capacitação, com o suporte técnico da Sociedade Amapaense de Pediatria, às 20h.

 

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e coordenadores de Atenção Primária Básica (APS) dos municípios são o público alvo desta capacitação, que tem o objetivo de preparar para utilização de medicamentos nas crianças, nos primeiros sinais e sintomas. A oficina será transmitida da sede do COSEMS/AP.

 


Deixe seu comentário


Publicidade