Cidades

Covid-19: Em plena madrugada, Evandro Chagas envia mais laudos e descarta mais 20 suspeitos

Coordenador da Vigilância em Saúde também confirma operação de desinfecção de hospitais, postos de saúde, feiras e terminais rodoviários.


Cleber Barbosa

Da Redação

 

O Instituto Evandro Chagas (IEC), sediado em Belém, enviou para a Vigilância em Saúde do Amapá durante esta madrugada (27), mais 20 laudos de exames de pacientes suspeitos de contaminação pelo Convid-19, todos com resultado negativo. A informação foi repassada pelo coordenador da CVS, Dorinaldo Malafaia, em entrevista logo cedo ao programa LuizMeloEntrevista, na rádio Diário FM (90,9).

Existem no total 158 amostras colhidas no Amapá para receber laudo dos especialistas do IEC. “Eles geralmente estão liberando o resultado dos exames dos nossos casos suspeitos durante a noite e também a madrugada, por isso ficamos sempre de prontidão”, explicou.

Ele confirmou até agora dois casos confirmados no Amapá, de uma mulher de 37 anos de idade e o do desembargador João Guilherme Lages Mendes, do Tribunal de Justiça do Amapá, que fez o exame na rede particular. Dorinaldo também falou sobre o caso de um policial militar lotado no interior do estado, que está sendo acompanhado como caso suspeito e segue internado em um hospital particular de Macapá.

Desinfecção
O coordenador da Vigilância em Saúde também confirmou o início da operação de desinfecção da rede de hospitais públicos e unidades básicas de saúde, numa parceria com o Exército Brasileiro. “Vamos iniciar pelas unidades hospitalares, duas vezes por semana, uma ação muito importante para fazer a desinfecção dos hospitais, depois as unidades básicas de saúde e depois vai às feiras livres e até na estação rodoviária”, disse Malafaia.

O serviço tem o apoio também de empresários que estão contribuindo para que se possa dotar a coordenação das ações de equipamentos apropriados, material de limpeza e o próprio engajamento reforçado da mão de obra formada pelos militares do Exército, com pessoal da área de saúde, num total de 28 técnicos cedidos com o aval do Ministério da Defesa.


Deixe seu comentário


Publicidade