Cidades

COVID-19: militares do Exército recebem treinamento para atuar no enfrentamento ao coronavírus no Amapá

Os profissionais também vão multiplicar o aprendizado aos colegas dentro do próprio Exército para que estejam prontos para atuar em caso de necessidade.


O Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar e implantar ações relacionadas ao novo coronavírus -, recebeu o reforço de 27 profissionais de saúde, entre médicos, técnicos em enfermagem e farmacêuticos do Exército Brasileiro (EB) que, nesta quarta-feira (25), receberam treinamento na Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

O conteúdo englobou conceitos básicos sobre a caracterização e etimologia do vírus, características do ponto de vista epidemiológico, características clínicas, fluxo de atendimento e preenchimento da ficha de notificação e ainda questões relacionadas aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). As instruções foram ministradas pelos médicos Mailyn Rodrigues e Patrício da Silva Almeida.

A partir do treinamento os militares irão multiplicar as informações para os colegas do próprio Exército, para que estejam preparados para atuar em caso de necessidade. Esses profissionais estarão presentes em unidades de saúde como Marcelo Cândia, Lélio Silva, Centro de Doenças Transmissíveis e na maternidade da zona norte.

Além da oferta nos serviços de saúde, Exército vai atuar na lavagem dos ambientes externos das unidades de saúde que irão receber os pacientes.

“Os profissionais do Exército possuem uma experiência grande em atendimento para somar com os nossos servidores para que possamos redimensionar esse quantitativo que já temos e oferecer um melhor atendimento”, disse o secretário de Estado da Saúde, João Bittencourt.


Deixe seu comentário


Publicidade