Cidades

Covid-19: SVS encontra irregularidades no comércio da capital

No Dia das Mães, agentes fiscalizaram feiras e estabelecimentos de Macapá para evitar aglomerações.


A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), fiscalizou no domingo, 10, estabelecimentos comerciais e feiras ao ar livre de Macapá. O objetivo foi evitar aglomerações e verificar se os locais estavam cumprindo o Decreto Estadual 1616/2020, que estabele medidas de prevenção e combate à covid-19.

A ação no Dia das Mães foi estratégica diante do grande movimento que ocorre neste período todos os anos, criando aglomerações.

Os agentes fiscalizaram se os locais cumpriam normas como uso de máscaras em clientes e funcionários e a manutenção de 1 metro de distância entre as pessoas.

O gerente de Vigilância em Saúde, Roberto Malcher, falou que foram encontradas irregularidades em vários estabelecimentos, dentre eles dois grandes supermercados da capital.

“Foi observado que esses proprietários não vêm cumprindo as normas de segurança. Vamos realizar uma fiscalização mais enérgica, pois precisamos que as pessoas cumpram o decreto para reduzirmos o número de infectados”, explicou Roberto.

As ações são educativas para conscientizar a população sobre a necessidade do isolamento social.

Penalidades

A SVS vai encaminhar um relatório para a Vigilância Sanitária do município tomar providências quanto ao descumprimento das normas por parte desses proprietários, uma vez que cabe ao órgão regulador municipal proceder sanções e penalidades administrativo-sanitária, por se tratar de estabelecimentos licenciados pela Vigilância Sanitária Municipal.

A fiscalização contou com 18 agentes de saúde da SVS-AP, e com o acompanhamento de viaturas da Polícia Militar do Estado do Amapá (PMAP).


Deixe seu comentário


Publicidade