Cidades

Covid-19: Testes rápidos para assintomáticos são ofertados em dois pontos da capital

A medida se dá em função da baixa procura durante o período de descentralização dos exames


Desde a segunda-feira (01), que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) passou a ofertar testes rápidos para detecção da Covid-19 nas Escolas Municipais Roraima, na zona sul e Jardim 1, na zona norte. A mudança se dá em função da baixa procura pela realização de exames durante o período de descentralização dos testes rápidos nos bairros de Macapá.

 

“Em fevereiro, ofertamos os testes em quatro pontos e a procura foi baixa. Também observamos que muitos dos testes eram repetidos pelos usuários quase que semanalmente, enquanto que o recomendado é fazê-lo com, pelo menos, 15 dias de diferença”, explica a diretora de Média Complexidade da Semsa, Alessandra Reis.

 

“Além disso, foi baixo o número de pessoas que realizaram a testagem e apresentaram IgM positivo. Diante deste cenário, optamos por encerrar esse formato de testagem e oferecer apenas em dois pontos e nas unidades referência. Junto disso vamos intensificar as ações de conscientização em relação aos cuidados e, principalmente, ao intervalo de tempo no qual o exame pode ser repetido”, concluiu Alessandra.

 

Exames nas UBSs

Além das escolas, a Secretaria também oferta o teste rápido e exames RT-PCR e sorologia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Lélio Silva e Marcelo Cândia e na Unidade Covid Santa Inês, que são locais referência para os pacientes infectados pelo coronavírus. Eles devem ser procurados caso o usuário possua algum dos sintomas da Covid-19.

 

Horários de funcionamento

A testagem nas escolas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e possuem um número limitado de exames por turno. Já as duas UBSs referência para o tratamento de Covid-19 funcionam 24h e a Unidade Covid Santa Inês, localizada na zona sul, funciona de 6h às 00h.


Deixe seu comentário


Publicidade