Cidades

Covid-19: UBS do Marabaixo registra queda brusca na procura por atendimento

No último sábado, a unidade registrou 18 atendimentos médicos e 2 kits de medicamentos foram distribuídos.


Desde julho, a Unidade Básica de Saúde do Marabaixo apresenta uma redução no número de atendimentos de pacientes suspeitos de Covid-19. Nas últimas 48 horas, nos dias 12 e 13, foram atendidos apenas 31 pacientes e 22 receitas. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, a unidade atendeu em maio 5.710 pacientes; em junho foram 4.626; julho foram 2.097; e agosto 1.782 pacientes em consultas médicas.

No sábado, 12, foram atendidos apenas 18 pacientes e duas receitas. No domingo, 13 pacientes e 20 receitas, o menor número de atendimento desde que a unidade foi vocacionada para pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19.

“Estamos com uma unidade grande e com bairro atendimento. Devido à essa redução de atendimentos, nós estudamos vocacionar a unidade para o atendimento clínico. Essa é uma tratativa que estamos estudando, a pedido da comunidade do Marabaixo”, destaca a secretária de Saúde, Gisela Cezimbra.

A média de atendimento diário na UBS também reduziu. No último mês, o número de atendimento diário foi de 70 a 30 pacientes, reduzindo ainda mais nos fins de semana. Esse número começou a baixar desde o início do mês de julho.

A redução dos números é resultado das medidas de prevenção adotadas pelo Município desde o início da pandemia, com a definição do isolamento social, adoção do uso obrigatório de máscara, as orientação sobre as medidas de higienização necessárias para se evitar a contaminação e proliferação da doença, a ampliação da rede de assistência aos casos suspeitos, com a adoção precoce do protocolo de tratamento, a descentralização dos atendimentos alcançando as comunidades mais distantes, além, é claro, da conscientização de boa parte da população, que tem atendido as medidas de prevenção adotadas pelo município.

Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de evitar doenças infectocontagiosas como a Covid-19 ainda é adotando medidas simples de prevenção, como manter o distanciamento social; o uso de máscara; medidas de higiene, o uso de álcool em gel; e manter os ambientes sempre ventilados e arejados.


Deixe seu comentário


Publicidade