Cidades

Covid: Macapá inicia vacinação de adolescentes com comorbidades

Após este público, na quinta (19) a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) volta a fazer a repescagem dos adultos de 18 anos ou mais.


Railana Pantoja
Da Redação

 

A Prefeitura de Macapá iniciou nesta segunda-feira (16) a vacinação contra a covid-19 dos adolescentes com comorbidades. Nesta primeira etapa, a campanha atende jovens de 16 a 17 anos de idade. “Nós estratificamos a faixa etária compreendida de 12 a 17 anos. Amanhã (17) será para adolescentes de 15 e 14 anos; na quarta (18), atenderemos a faixa de 13 e 12 anos. Temos pontos específicos para os portadores de Transtorno do espectro autista e síndrome de Down, que são o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e o Centro Covid Santa Inês. As outras comorbidades previstas no plano de imunização são atendidas na Unifap, Ifap, Ueap e Garden Shopping”, explicou Nayma Picanço, subsecretária de Vigilância em Saúde de Macapá.

No ato da vacinação é necessário que os menores estejam acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentem laudo médico comprovando a comorbidade. Além disso, é preciso apresentar os documentos oficiais com foto e comprovante de residência.

Após este público, na quinta (19) a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) volta a fazer a repescagem dos adultos de 18 anos ou mais. Já a vacinação dos adolescentes sem comorbidades, não tem previsão para acontecer. “Até o momento, não temos autorização e nenhuma nota técnica do Ministério da Saúde. A partir do momento que chegar, a gente já ajusta para que possamos fazer este outro grupo”, finalizou Nayma.

D1 para adolescentes com comorbidades de 17 e 16 anos
A vacina estará disponível das 9h às 15h na Universidade Federal do Amapá (Unifap); Instituto Federal do Amapá (Ifap); e Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Além desses pontos, o Amapá Garden Shopping também terá uma equipe de vacinação.

 

D1 para jovens autistas e portadores de síndrome de Down de 17 e 16 anos
A equipe de vacinação aplicará o imunizante das 8h às 13h no Centro de Covid Santa Inês e Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.

 

Comorbidades do Plano Nacional de Imunização
Serão vacinados os adolescentes:
– Transplantados de órgãos sólidos (coração, rim, fígado, pulmão);
– Doentes hematológicos (Anemia falciforme, pacientes em esquema de transfusão, uso de corticoide, trombofilias, pacientes esplenectomizados, anemia aplástica, anemia hemolítica autoimune, esferocitose, talassemia, doença de Gaucher, trombocitopenia imune primária em corticoterapia);
-Oncológicos em quimioterapia, radioterapia e clínicos;
– Cardiopatas (revascularizados em uso de marcapasso);
– Pacientes submetidos a cirurgias cardíaca;
– Autoimunes (incluindo Lúpus eritematoso sistêmico, artrites);
– Com obesidade mórbida com IMC ≥ 40km/m²;
– Hipertensos e diabéticos , além dos que possuem doenças sistêmicas raras; respiratórias crônicas (Doença pulmonar obstrutiva crônica, asmáticos com controle, bronquiectasias, enfisemáticos);
– Neurológicos/genéticos (Paralisia cerebral, Esclerose múltipla, AVE);
– Renais crônicos em hemodiálise;
– Pessoas vivendo com HIV e com Transtornos do neurodesenvolvimento.


Deixe seu comentário


Publicidade