Cidades

Covid: Santana vacina pessoas com 48 anos nesta sexta, 11

Expectativa é vacinar entre 15 a 20 mil pessoas na faixa etária de 48 anos, sem comorbidades, e grávidas e puérperas a partir de 18 anos.


Lana Caroline
Da Redação

 

O prefeito do município de Santana, Bala Rocha, na região Metropolitana de Macapá, anunciou na manhã desta sexta-feira (11) durante o programa radiofônico LuizMeloEntrevista (Diário 90,9 FM), que a vacinação contra a Covid-19 está alcançando pessoas na faixa etária de 48 anos, sem comorbidades, e grávidas e puérperas a partir de 18 anos.

Segundo o gestor, a prefeitura conseguiu vacinar todos os grupos prioritários e pretende continuar avançando na imunização dos santanenses. “Hoje, estamos vacinando o público geral a partir de 48 anos. Conseguimos chegar a essa faixa etária com os lotes de vacinas recebidos. Agora, vamos trabalhar para reduzir a idade para 45 anos. Estamos avançando com segurança e planejamento. Tendo vacina, acredito que em 45 ou 60 dias temos condições em chegar à faixa etária de 18 anos, sem comorbidades”, afirmou o prefeito.

Aproximadamente 20% da população santanense, considerando o público em geral, já conseguiu se vacinar. Expectativa é vacinar entre 15 a 20 mil pessoas na faixa etária de 48 anos, sem comorbidades, e grávidas e puérperas a partir de 18 anos.

Bala afirmou que não irá adotar a mesma estratégia da Prefeitura de Macapá, o ‘Arraiá da Vacinação’, pois o município ficaria sem vacina para a população. A ideia é vacinar as pessoas diariamente e progressivamente. “Temos usado uma estratégia de não ficar sem vacinar. O importante é ir avançando progressivamente e ficando sempre com vacinas, todos os dias, para atender a população e evitar muita concentração de pessoas. Se fizermos um mutirão, ficaríamos um bom tempo sem vacinar, então, preferimos continuar nossa estratégia para termos vacinas diariamente”, informou.

O município ainda dispõe de vacinas CoronaVac e AstraZeneca para quem tomou a primeira dose e não procurou os pontos de vacinação para tomar a segunda. De acordo com o prefeito de Santana, cerca de 800 pessoas ainda não fizeram a D2 de CoronaVac. “Temos doses de CoronaVac para essas 800 pessoas. Faço esse apelo para que retornem para tomar a segunda dose. Da Astrazeneca, temos um público que não está comparecendo para tomar a segunda dose também”, disse.

Além de fazer a vacinação, a prefeitura está realizando uma campanha para arrecadar alimentos que serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social. Os pontos de arrecadação são os mesmos de vacinação. “Quero aproveitar para pedir a quem for se vacinar e puder levar 1kg de alimento para ajudar na assistência alimentar em Santana, nós agradecemos imensamente”.

A população ribeirinha, quilombola e rural, a partir de 18 anos, será vacinada com as novas doses de vacina que chegaram ao estado nesta quinta-feira (10).


Deixe seu comentário


Publicidade