Cidades

CPI do HSBC analisará conta bancária de 50 brasileiros, diz se

Presidente do Coaf, vinculado à Fazenda, foi ao Senado nesta terça



 

Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HSBC, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) afirmou que o colegiado irá analisar os dados financeiros de 50 brasileiros que têm conta na filial suíça do banco e que “merecem ser olhados com mais atenção”. A CPI terá acesso a esses dados por meio do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), vinculado ao Ministério da Fazenda.

A CPI apura eventuais irregularidades relacionadas a brasileiros nas denúncias do “Swissleaks”, como foi batizado o vazamento de dados bancários de clientes de uma agência do HSBC na Suíça.

“50 pessoas estão sendo analisadas através de relatórios de inteligência financeira (RIF). Isso ainda não quer dizer nada. Quer dizer que tem algo fora da curva, mas não quer dizer que aquilo fora da curva não possa ser justificado”, afirmou Ferraço ao G1. Segundo ele, tanto o Coaf quanto a CPI irão avaliar os dados referentes a esses nomes. “A ideia é fazer uma aliança para que a gente possa unir os esforços”, disse.

Os dados do Swissleaks foram vazados por um funcionário do banco e são analisados por um grupo de jornalistas do mundo inteiro, chamado de Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). Desde fevereiro, o consórcio começou a divulgar as informações segundo as quais o HSBC teria ajudado clientes a esconder bilhões de dólares no país europeu entre 2006 e 2007. Há 8.000 correntistas brasileiros na agência.

Na tarde desta terça-feira (28), integrantes da CPI se reuniram com o presidente do Coaf, Antonio Gustavo Rodrigues, para uma reunião fechada ao público externo.

O Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), vice-presidente da CPI do HSBC, disse que a comissão já recebeu a lista com os 50 nomes com “atividade suspeita” e que, em reunião da CPI, foi aprovado o acesso do colegiado aos dados bancários desses brasileiros.


Deixe seu comentário


Publicidade