Cidades

Crea-AP prepara encontros para Congresso Nacional de Profissionais

Geólogo Paulo Cesar Gonçalves, coordenador estadual, fala sobre a importância dos eventos.


Douglas Lima
Da Redação

Os profissionais de Engenharia e Agronomia do Amapá estão mobilizados em preparativos para o 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) marcado para os dias 19, 20 e 21 de setembro do corrente ano em Palmas (TO). Os preparativos consistem em três encontros microrregionais – nesta sexta-feira, 7, no auditório da Embrapa, às 8h, e nos próximos dias 14 (auditório do Crea-AP) e 19, em Santana.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AP) encabeça as realizações dos três encontros microrregionais. Antes do CNP ocorrerá o Congresso Estadual em 28 de junho de 2019. O objetivo dos eventos locais é que profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências possam debater e propor estratégias para o desenvolvimento regional e nacional. Os estudantes dos cursos de engenharia, agronomia e geociências também podem participar e terão direito a certificado.

O tema central do encontro deste ano será “Estratégias da Engenharia da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional. As discussões se darão em torno de cinco eixos temáticos:  inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de Engenharia”.

Num processo aberto e democrático o Congresso promove discussões de construção de propostas que, se aprovadas, seguem para a etapa seguinte até chegar a nacional. No Amapá serão 3 (três) encontros microrregionais preparatórios, o 1º (primeiro) no dia 07 de junho – Sede do CREA-AP, o 2º (segundo) no dia 14 de junho no SEBRAE/ Santana e o 3º (terceiro) no dia 19 de junho no Sebrae/AP em Macapá e o 10º Congresso Estadual de Profissionais (10º CEP) no dia 28/07/2019, no SEBRAE/AP Macapá onde também serão eleitos os delegados que irão representar o Estado na etapa nacional. As propostas aprovadas pelos profissionais amapaenses durante o CEP serão encaminhadas ao 10º Congresso Nacional de Profissionais (10º CNP), que será realizado de 19 a 21 de setembro de 2019, em Palmas (TO), integrando a programação da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA).

O coordenador do Congresso Estadual, geólogo Paulo Cesar Gonçalves, esteve na manhã desta quinta-feira, 6, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), para anunciar a mobilização. Ele disse que os encontros são importantes oportunidades para um diálogo democrático entre os profissionais que integram o Sistema Confea/Crea e Mútua.

Paulo Cesar mostrou que o momento é propício para que os profissionais em questão possam contribuir para ações que vão ao encontro das categorias profissionais, além de buscar alternativas para o desenvolvimento da sociedade brasileira.


Deixe seu comentário


Publicidade